Sarrabisco
Jornal do Agrupamento de Escolas de Aver-o-mar
Pesquisa

Agrupamento no Dia Internacional da Família
Por Carlos Gomes de Sá (Professor), em 2017/05/14357 leram | 0 comentários | 109 gostam
O Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar participou, em 14 de maio, no Diana-Bar, nas celebrações do Dia Internacional da Família, numa iniciativa organizada pela Equipa para a Prevenção da Violência em Adultos (EPVA).
Neste domingo, dia 14 de maio, o Diana-Bar recebeu as celebrações do Dia Internacional da Família, numa iniciativa organizada pela Equipa para a Prevenção da Violência em Adultos (EPVA) do Agrupamento de Centros de Saúde da Póvoa de Varzim/Vila do Conde (ACES PVVC), a que se associou o Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar.
Foi uma manhã diferente na biblioteca de praia poveira, com um conjunto de atividades que visaram celebrar os valores da família, da amizade e do afeto.
Às 10h00, realizam-se jogos tradicionais, dinamizados pelo professor Dinis Silva, docente deste Agrupamento; às 11h00, teve lugar uma aula de dança, muito participada e em que participaram alguns elementos da nossa comunidade educativa e, pelas 12h00, todos foram envolvidos num momento musical levado a cabo por alunos do Clube de Música do Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar.
Os alunos, sob orientação da professora Filomena Oliveira, interpretaram o Hino do Agrupamento, o hino da CPCJ de Vila do Conde, o hino da CPCJ da Póvoa de Varzim, criado e interpretado por este grupo, terminando com uma interpretação peculiar da Pedra Filosofal.
Na mensagem de abertura, os alunos fizeram alusão ao significado do hino do Agrupamento e sua ligação à família, porquanto o hino do Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar começa com este verso: “Terra e mar juntos aqui”… Efetivamente, estiveram ali, juntas, a escola e família. Uma não existe sem a outra. Não se pode equacionar a família sem a estruturação e educação recebidas na escola, tal como não concebemos uma escola sem a articulação com a família, referia-se na mensagem de boas-vindas, acrescida de que "As crianças, os alunos, que estão em ambos alunos, são, como também refere o nosso hino “Sementes de Amor”. Há que cuidar das sementes, potenciar a sua germinação, acompanhar o seu crescimento. Isso é cuidar do nosso futuro. Cuidar do futuro da escola. Cuidar do futuro da família.Efetivamente, todos vamos “fazer história”, como é dito na composição que vamos ouvir."
As comemorações terminaram por volta das 12h30, com a entrega do primeiro, segundo e terceiro prémios do concurso de fotografia da família do ACES PVVC, segundo-se a intervenção das dinamizadoras e responsáveis pelo ACES.
Encerrou a sessão da Dra Andrea Silva, vereadora da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, destacando, para além da organização, o envolvimento da comunidade e dos professores, funcionários e encarregados de educação em particular, que o Agrupamento tem conseguido fazer. Destacou a sessão em Vila do Conde, onde os hinos da CPCJ foram apresentados, bem como a coreografia da Escola da Minha Vida 2017, momentos cheios de emoção e significado.
A Assembleia Geral da ONU proclamou, pela Resolução n.º 47/237 de 20 de Setembro de 1993, o dia 15 de Maio como DIA INTERNACIONAL DA FAMÍLIA, com o objectivo de chamar a atenção de todo o mundo, governos, responsáveis por políticas locais e famílias, para a importância da FAMÍLIA como núcleo vital da sociedade e para os seus direitos e responsabilidades.
O primeiro Dia Internacional da Família foi em 1994.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe