Sarrabisco
Jornal do Agrupamento de Escolas de Aver-o-mar
Pesquisa

Caminhada ascendente para a consciencialização
Por Alda Monteiro (Professor), em 2016/04/27450 leram | 0 comentários | 124 gostam
Durante o mês de Abril, os Jardins de Infância e as Escolas 1º ciclo do Agrupamento preconizam uma caminhada ascendente na consciencialização de toda a comunidade em relação ao Autismo.
Foram várias e diversificadas as atividades desenvolvidas, consolidando o processo de articulação curricular nas diferentes estruturas educativas e indo ao encontro das dimensões do Projeto Educativo. Sempre com o mote da Consciencialização para o Autismo, pretendeu-se que, para além de sensibilizar, também se envolvesse toda a comunidade educativa.

Na Escola de Agro Velho foi realizada uma ação de sensibilização sobre o Autismo para as crianças do 1ºano A com informações e visionamento de vídeos relacionados com o tema. A atividade culminou com a elaboração de um cartaz que foi exposto na entrada da escola, para divulgação da informação a toda a comunidade.

Na Escola de Aldeia foi colocada uma faixa na entrada da escola. Os alunos da UEEA entregaram laços azuis a todos os elementos da escola (alunos, professores e funcionários).
As turmas do 1ºciclo, divididos em grupos, visitaram a UEEA e realizaram diversas atividades de ensino estruturado em conjunto com os alunos da UEEA.

Na Escola de Fieiro, no dia 15 de março, na biblioteca, os alunos de todas as turmas puderam assistir a um powerpoint apresentado pela docente da educação especial intitulado " O que é o autismo". Posteriormente foi proporcionado um pequeno debate para esclarecimento de dúvidas e os alunos foram convidados a elaborar uma frase sobre a diferença e o autismo.
Durante o mês de abril, já de regresso à escola, alguns discentes participaram na colocação de laços azuis na gradeamento da escola, procurando assim sensibilizar toda a população envolvente e encarregados de educação para a Perturbação do Espetro do Autismo bem como a necessidade de valorizar e entender a diferença.

A comemoração do «Dia Mundial da Consciencialização do Autismo» não se limitou a um dia, mas a um mês recheado de momentos diversificados e enriquecedores para todos os que caminham lado a lado nesta causa muito nossa.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe