Sabro
Jornal do Agrupamento de Escolas de Sabrosa
Pesquisa

Viagem ao Mundo da Arte, Literatura e Ciência
Por Ilda Figueira (Professora), em 2015/04/09465 leram | 0 comentários | 176 gostam
No passado dia 19 e 20 de março foi realizada uma visita de estudo interdisciplinar a Mafra e
Lisboa, com os alunos das turmas do 10A/B; 11A/B e 12A do Agrupamento de Escolas Miguel Torga.
A visita de estudo, organizada pelos departamentos de Ciências Sociais e Humanas, Línguas e Literatura, Matemática e Ciências Experimentais, foi orientada de acordo com os conteúdos programáticos das disciplinas de História A, Português, Literatura Portuguesa, Matemática/Ciências e área não disciplinar de educação para a cidadania.
Partiu-se da escola às 9 horas da manhã e chegou-se a Mafra por volta das 14 horas.
Os guias contextualizaram histórica e arquitetonicamente o Palácio/Convento, a nível do absolutismo joanino, barroco português e do estudo da obra Memorial do Convento, de José Saramago.
Mandado construir por D. João V, em consequência de uma promessa que o rei fizera, caso a rainha D. Maria Ana de Áustria lhe desse descendência, obrigou a recrutamentos humanos forçados, concentrando-se em Mafra, cerca de 40 mil trabalhadores. Foi salientado o papel do povo anónimo e do episódio da “epopeia da pedra” uma só pedra gigante, uma “espécie de nau da Índia com rodas” puxada por 200 juntas de bois, que se encontra colocada na varanda da janela central do convento.
Não podia deixar de se visitar a magnífica biblioteca do século XVIII, de estilo Rococó, com aproximadamente 38 mil volumes,“guardados” por morcegos que evitam que as traças os destruam. A visita deu-se por concluída pelas dezassete horas e trinta de onde se viajou para Lisboa. Depois do jantar subiu-se o Chiado até à Praça Camões, onde se cumprimentou Pessoa, na Brasileira. Daqui seguiu-se o Bairro Alto onde se ouviu o Fado! Terminámos a nossa visita noturna pelo Terreiro do Paço e a Baixa Pombalina!
Na manhã do dia 20 de março tomou-se o pequeno-almoço no Golden Tram 242 Lisbonne Hostel e de seguida dirigimo-nos ao Pavilhão do Conhecimento e Ciência Viva, onde decorria a exposição “Loucamente”, na semana internacional do Cérebro, sobre o bullying, ansiedade, importância das escolhas profissionais na realização pessoal e a tolerância. Também visitámos duas exposições permanentes neste pavilhão: “ Explora” e “Vê, Faz e Aprende!”. Aqui, os alunos realizaram atividades de Ciências e Matemática, de acordo com uma abordagem exploratória e investigativa, que promoveram o
conhecimento científico e a sua aplicabilidade no mundo real; estimulando o interesse pela Ciência e pela tecnologia, bem como a melhoria das aprendizagens.
Depois do almoço, visitou-se o Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém.
No Mosteiro dos Jerónimos visualizaram-se os túmulos dos reis fundadores (D. Manuel e D. João III), de D. Sebastião (!!), Luís Vaz de Camões e Vasco da Gama, bem como de Fernando Pessoa. Também os Claustros e outros recintos do
Mosteiro!
Após a visita ao Manuelino da Torre de Belém, onde também se admiraram magníficas paisagens sobre Lisboa e o Tejo,
regressou-se a Sabrosa, não sem antes nos deliciarmos com os típicos pastéis de Belém.
Foram proporcionadas a um leque de 51 alunos, aprendizagens em contexto não escolar e um consolidar/complementar/ampliar, da cultura adquirida em sala de aula. Marcaram com civismo, a sua presença nas respetivas visitas guiadas.

Alda Tavares, Carla Macedo e Lídia Prates

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe