Sabro
Jornal do Agrupamento de Escolas de Sabrosa
Pesquisa

Educação Pré-escolar –Dias Abertos
Por Ilda Figueira (Professora), em 2015/04/091237 leram | 0 comentários | 295 gostam
No âmbito dos “Dias abertos”, o departamento da educação pré-escolar, levou a cabo, entre outras participações, uma atividade com vista à divulgação e mostra do trabalho realizado na educação Pré-escolar do Agrupamento.
Os “Dias Abertos” decorreram nos dias 12 e 13 de Fevereiro com um programa de iniciativas que contou com a colaboração e empenho de todos os níveis de educação e ensino.
Nesse espírito, o departamento da educação pré-escolar, levou a cabo, entre outras participações, uma iniciativa com vista à divulgação e mostra do trabalho realizado na educação Pré-escolar do Agrupamento. Neste pressuposto, foi recriado o contexto básico que compreende a realidade de uma sala de jardim de infância com a presença de espaços concretos à realização e desenvolvimento das áreas prevista nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar.
Os visitantes puderam desfrutar de uma visita guiada pelos espaços e materiais, onde foi explicado o enquadramento teórico da sua existência e o que objetivavam, através de um mapa conceptual que ilustrava a vertente coletiva de organização do Departamento que sustenta e orienta a vertente individual na construção do Projeto Curricular de cada grupo.
Foi igualmente possível interagir com os espaços e materiais expostos que atraiu os alunos dos diferentes ciclos. Traduzida numa ampla participação, os alunos manifestaram-se, julgando: Nunca tinha brincado assim. Foi um dia mesmo brutal; Eu gostei(…) dos jogos relacionados com a matemática, espero que os meninos continuem a fazer trabalhos bonitos! Gostei porque achei divertida e educativa; Estava tudo muito bem montado e parecia mesmo um infantário. Só foi pena descobrir esta sala fantástica hoje. Adorei; Foi muito bom porque pude tomar isto tudo numa memória de infância”.
Mais do que um ato de simples divulgação, pretendeu-se sensibilizar e mostrar uma etapa educativa que não sendo reconhecida como obrigatório no sistema educativo português, nem se inscrever num programa nacional, não funciona de forma irrefletida. Pelo contrário, e conjugado no plural do departamento, é norteada por opções pedagógicas que elege a ludicidade como promotora da aprendizagem, tendo em conta os padrões de desenvolvimento que caracteriza a população da educação pré-escolar.

 Departamento da Educação Pré-escolar: Ana Paula Vaz Ribeiro




Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe