Sabro
Jornal do Agrupamento de Escolas de Sabrosa
Pesquisa

Semana da Leitura
Por Ilda Figueira (Professora), em 2015/03/26606 leram | 0 comentários | 182 gostam
Na semana passada, de segunda-feira, dia 16, a sexta-feira, dia 20, a Biblioteca Escolar do Agrupamento Miguel Torga organizou a 9ª edição da Semana da Leitura, este ano subordinada ao tema “Palavras do mundo”.
De acordo com a Rede de Bibliotecas Escolares, a Semana da Leitura convida à (re)descoberta da palavra escrita, dita, cantada, declamada, ilustrada, num contexto de partilha de gerações de escritores e de outros profissionais que, na sua pluralidade de vivências do mundo, contribuam para que todos leiam em qualquer lugar, dando visibilidade à leitura, à universalidade e à intemporalidade da Palavra.
Tendo essa mensagem em mente, a equipa da Biblioteca Escolar organizou múltiplas atividades, as quais, balanço feito, agradaram a todos quanto nos vieram visitar.
Quem entrava no espaço acolhedor da Biblioteca, encontrava uma “árvore”, com folhas que pendiam dos ramos, feitas em cartolina, onde se podiam ler e apreciar variadíssimos poemas.
Noutro espaço, podiam ser saboreadas as palavras de Miguel Torga, extratos da sua obra de contos “Bichos”, e de Leandro, Rei da Helíria, em simpáticos marcadores de livros – obra dos alunos da turma A do 7º ano de escolaridade. Os mesmos discentes compilaram um livro sobre “Tradições Sabrosenses” que está exposto na Biblioteca Escolar. Outras palavras estudadas pelos alunos foram os poemas de Jorge de Sousa Braga, os quais serviram de mote a ilustrações e recorte, pelos alunos do 7ºB e 7ºC, igualmente expostas na BE.
Para quem desejasse escrever uma mensagem sobre a Saúde Oral, podia fazê-lo num mural para esse efeito, lembrando o 20 de março como sendo o Dia Mundial da Saúde Oral.
Terça-feira de manhã foi o dia de receber o escritor/professor/historiador Professor Aires, que realizou uma Palestra sobre a “Invasão Francesa” em articulação com os conteúdos de História A e de Literatura Portuguesa, destinada aos alunos do 10º e 11º anos da área de Humanidades. No final, o historiador ofereceu livros aos alunos e à biblioteca escolar.
Quarta-feira de manhã, foi o dia de receber o escritor Paulo Pontes, que apresentou aos alunos dos 7º e 8º anos dois dos três livros publicados – “O Menino Invisível”, o “Planeta Azul” .
 A atividade “Palavras Partilhadas”, destinada aos alunos do 2º ciclo (6º ano, quarta-feira; 5º ano, quinta-feira) teve um sucesso brilhante pelos textos declamados (poesia e narrativa) pelos alunos; o concurso de leitura expressiva em Português e Inglês revelou ser outro dos momentos “top” do dia; e, finalmente, o jogo de identificação das variantes do Português (brasileira, europeia e africana) trouxe sorrisos e boa disposição, além da partilha de conhecimentos!
A Biblioteca também recebeu o cinema nesta semana, havendo lugar à projeção dos filmes “Meu Pé de Laranja Lima” (para os alunos do 11º C) e “Trash – Os rapazes do lixo” de Andy Mulligan (para os alunos do 9º ano).
Na sexta-feira, dia 20 – como já se referiu, o Dia Mundial da Saúde Oral (dentes saudáveis para uma vida saudável) – a Biblioteca acolheu o jovem estudante em Medicina Dentária, David Madureira, que proferiu uma palestra para os alunos sobre as vantagens de cuidar bem dos dentes e conselhos para o fazer devidamente. Seguidamente, foram os alunos do 6º ano que ouviram a palestra proferida pela enfermeira Ana Loureiro igualmente sobre a temática da Saúde Oral.
Fazendo um balanço, a equipa da BE orgulha-se pelos eventos organizados e agradece a todos os docentes que colaboraram para que tal culminasse em sucesso.


Equipa da Biblioteca Escolar


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe