Sabro
Jornal do Agrupamento de Escolas de Sabrosa
Pesquisa

Visita de Estudo - Panóias
Por Ilda Figueira (Professora), em 2015/02/18458 leram | 0 comentários | 138 gostam
No passado dia 23 de jan., os alunos do 7º ano deslocaram-se a Garganta e a Panóias, acompanhados pelas professoras de Hist. e respetivos D.T., com o objetivo de compreender e observar os rituais funerários e o quotidiano dos povos anteriores.
Partiu-se da escola por volta das 13 e 30h e chegou-se ao local pretendido pelas 13 e 45h, uma viagem bastante calma.
À chegada a Garganta dirigimo-nos para o Polo Arqueológico, onde estava à nossa espera uma guia, e tínhamos à nossa disposição diversos panfletos para ler e pudemos também ver e recolher informações acerca de diversos instrumentos usados pelos antepassados.
Após uma breve explicação acerca das rotinas dos povos daquela zona, os professores e a guia deixaram-nos explorar o local, dando-nos uma pequena ficha para preencher com palavras que estavam inscritas nas paredes do polo.
De seguida fomos levados de volta ao autocarro com o intuito de nos deslocarmos para Vilar de Celas onde iriamos observar monumentos antigos. Estivemos perante mamoas, construídas há alguns séculos atrás com grandes rochas, e era de notar que algumas delas já se encontravam fraturadas pelo desgaste do tempo e pelos fatores meteorológicos o que não permitia observar alguns desenhos que possuíam anteriormente. Junto às mamoas realizamos também um pequeno lanche.
Mais uma vez dirigimo-nos para o autocarro para seguir viagem, desta vez para Panóias. É uma pequena aldeia em Vila Real e visitamos o seu Santuário, o Santuário de Panóias. Um guia acompanhou-nos até uma casa feita de pedra onde podemos ver um vídeo que falava sobre essa aldeia e também sobre os seus mais ricos pontos culturais. Seguiu-se a observação de três templos e das suas cavidades (buracos com formas ou retangulares ou redondas). Algumas rochas estavam escritas e marcadas pelos antepassados.
Finalmente realizou-se a viagem de regresso à escola onde chegamos por volta das 17:15h.
Na minha opinião, esta foi uma visita de estudo muito interessante e divertida, pois podemos verificar conhecimentos apreendidos durante as aulas de História, recolher mais informação acerca do mesmo e tomar consciência de espaços históricos muito importantes.

Regina Parafita nº14, 7ºC


Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe