Sabro
Jornal do Agrupamento de Escolas de Sabrosa
Pesquisa

Natal
Por Ilda Figueira (Professora), em 2015/02/18355 leram | 0 comentários | 119 gostam
A quadra natalícia foi vincada pela gestão articulada dos JI(s) e das comunidades locais no encontro de projetos de decoração dos espaços públicos.
Em abstracto, é entendido como fator de destacada importância a envolvência e participação da Comunidade Educativa no desenvolvimento das atividades recorrentes dos diferentes projetos que preenchem o quotidiano da Escola.
O Natal é por excelência, um dos momento de manifesta expressão dos diferentes atores das comunidades educativas dos JI. De entre eles, destaca-se o envolvimento dos pais e encarregados de educação na materialização das atividades natalinas de que foram exemplo, os EE de Sabrosa, na qualidade da resposta ao desafio para e, em contexto familiar, elaborar Coroas de Natal; dos do JI de Souto Maior e respetiva Junta de Freguesia,na construção de uma Árvore de Natal no seu exterior;o JI de S. Martinho com a construção de uma “Árvore Solidária” que, para além da ampla participação dos EE, envolveu as instituições: Associação Miguel Torga nas valências de creche e lar de 3ª idade, a Associação Cultural e Recreativa de S. Martinho de Anta, Junta de Freguesia e honrosos anónimos da comunidade local.E ainda, os apontamentos de participação efetiva dos EE dos JI de Parada de Pinhão, Gouvinhas e Sobradosnas festasde Natal.
Finalizando, inscreve-se a ação conjunta do DEPE, marcando a rotunda Fernão de Magalhães com “bolas e presentes” recriados por cada JI. As diferentes etapas que mediaram esta ação contaram com o envolvimento e participação efetiva dos alunos, das famílias e da autarquia de Sabrosa.
Uma última referência vai para a CMS e Juntas de Freguesia que de diferentes modos, ajudaram a perpetuara magia do Natal.
Em suma, mais que valorizar o tangíveldas ações, importavalorizar a qualidade do envolvimento e os níveis de participação dos intervenientes, num movimento, ora centrífugo, ora centrípeto, que permite o desenvolvimento das áreas prioritárias / metas inscritas no Projeto Educativo como enquadra e alude o PAA para o presente ano letivo.

Departamento da Educação Pré-escolar- Maria João Monteiro



Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe