Sabro
Jornal do Agrupamento de Escolas de Sabrosa
Pesquisa

Dias Abertos
Por Ilda Figueira (Professora), em 2015/02/13486 leram | 0 comentários | 151 gostam
No âmbito do Plano Anual de Atividades, realizaram-se, nos dias 12 e 13 de fevereiro, dois dias abertos nos quais alunos, docentes e pessoal não docente se envolveram na promoção da escola e abertura desta à comunidade.
As tradicionais atividades letivas deram lugar a um vasto leque de exposições, jogos didáticos e concursos, espetáculos e competições desportivas que visaram a promoção da imagem do Agrupamento enquanto instituição de referência ao nível académico, social e cultural.
 Na sessão de abertura, a escola teve o privilégio de contar com presença das diferentes individualidades do concelho de Sabrosa que, sendo acompanhadas pela Diretora do Agrupamento, Irene Ermida, visitaram os vários espaços onde decorriam as atividades.
No primeiro dia, da parte da manhã, há a salientar a representação teatral adaptada do “Auto da Barca do Inferno” (versão livre), a cargo do Clube de Teatro da escola, para a qual foram convidados os pais e encarregados de educação, alunos do pré-escolar e 1º ciclo e idosos de várias instituições do concelho. O espetáculo primou pela criatividade e excelente dramatização dos nossos “atores” e pelo entusiasmo suscitado no público.
De tarde, outros espetáculos teatrais se seguiram, como o Teatro de Fantoches da APPACDM e a dramatização “Carnaval das Bruxas” da EB Fernão Magalhães, fazendo as delícias de todos, em especial dos mais pequenos.
Marcaram presença, também, os habituais Jogos Populares, sempre com a adesão de imensos alunos, e outras competições desportivas. No fim, os discentes tiveram oportunidade de passar pela “Sala das Línguas”, onde decorria uma mostra gastronómica, e deliciaram-se com iguarias típicas portuguesas, francesas e inglesas.
Ao longo do dia, decorreram, em simultâneo, outras atividades que procuraram ir ao encontro dos diferentes interesses e expectativas dos alunos, como a atividade PRESSE: Banca de Saúde e Pressepartout, worshop “Pintura e Reciclagem”, “Balbúrdia Musical”. Música, Jogos e Wii, “Caça ao Tesouro Bíblico”, eliminatórias do Campeonato de Jogos Matemáticos, concurso “Bruxas sem Filtro”, Laboratórios Abertos, apresentação dos projetos “Mascote” e “Queima dos Bibes” e Jogo Boccia, Basquete 3x3 e Futebol de 5. De referir, também a presença das Barracas das "Tertúlias Doces" do 11ºB e a "Barraca Esotérica" do 12ºB; o concurso Cake in Love, no qual o Centro de Dia se envolveu diretamente; os contadores de histórias (idosas enviadas pelo Centro de Dia que alegraram com as suas experiências, alunos do 5º, 6º e 7º anos, na BE), sendo um encontro intergeracional muito enriquecedor. A sala temática de História e Geografia de Portugal/Português do 2º ciclo apresentou os trabalhos dos alunos feitos ao longo dos dois períodos, que enriqueceram os conhecimentos de quem a visitou, mostrando métodos enriquecedores de aprendizagem.
Na sexta-feira, dia 13, tiveram relevo o Desfile de Carnaval, com saída da EB Fernão Magalhães, onde não faltou a cor e a animação ruidosa. É de salientar ainda a dramatização da peça “A História da Carochinha”, pelos próprios pais e encarregados de educação, que aderiram, com entusiasmo, a uma solicitação da escola, criando um ambiente de profunda cumplicidade. O dia terminou com o Karaoke e com o Concurso/Desfile de máscaras, da responsabilidade da Associação de Estudantes.
Desta forma, e com estes dois “Dias Abertos”, conseguiu-se que a escola e a família se encontrassem, que fossem estabelecidas parcerias com a comunidade local e, sobretudo, se aumentasse o envolvimento parental na Escola e a participação dos alunos na vida escolar. Foi evidente o leque diversificado de atividades abrangentes e apelativas das quais a comunidade escolar usufruiu nestes dias produtivos e ímpares.
Será importante referir que toda a reportagem fotográfica e fílmica foi da responsabilidade dos cursos profissionais (alunos de multimédia).
 A direção agradece o empenho e entusiasmo de todos os que se envolveram, de uma maneira ou de outra, neste momento lúdico e pedagógico. Ficámos com a grata impressão do dever cumprido.

O Jornal Escolar “Sabro”

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe