Sabro
Jornal do Agrupamento de Escolas de Sabrosa
Pesquisa

À conversa com... Professora Bibliotecária
Por Ilda Figueira (Professora), em 2014/10/31365 leram | 0 comentários | 50 gostam
Na aula de Português estamos a dar a “Entrevista” e nós decidimos fazer a nossa entrevista à professora Bibliotecária, uma vez que este mês de outubro se comemora o mês das bibliotecas escolares.
Pode responder-nos ao questionário que vamos colocar?
Claro!

A professora Luísa há quanto tempo está nesta escola?

 Já trabalho nesta escola há dez anos.

Está contente com o cargo que desempenha como professora bibliotecária?

Sim, estou contente, visto que tenho alguns colegas que colaboram bastante comigo. Tenho sempre a biblioteca cheia de murais, exposições, jogos, leitura em voz alta, destaco sempre o mês de março, que é o mês da leitura. Tenho o prazer de conhecer os autores que motivam os alunos a escrever textos e destaco o aluno Gonçalo Madureira. Destaco, também, os professores Alda Tavares, professora Clarisse, Margarida Freitas, Lúcia Ribeiro e Vitorino Cardoso, que ajuda na parte de informática, e outros. No geral, os professores gostam de participar nas atividades propostas no Mive e na semana da leitura. No fundo, o meu papel é coordenar as atividades desenvolvidas na biblioteca. Por último, destaco o professor Vítor e a nova diretora, Irene Ermida.
 Houve uma mudança, mas não se notou porque continuam a preocupar-se com os alunos.

Gosta de estar na biblioteca? Porquê?

  Na escola onde estive, Pinhão, já desempenhava o cargo de coordenadora da biblioteca escolar. Já nesta escola, quando houve o concurso, entusiasmei-me e concorri. Voltei a ficar com o cargo de coordenadora da biblioteca, apesar de ser um cargo muito exigente .

A professora gostava que a biblioteca tivesse melhorias? Quais?

As melhorias da biblioteca seriam as seguintes: aumentar o acervo bibliográfico, documentar de acordo com as faixas etárias, desde o pré – escolar ao secundário, compor o teto e o chão da biblioteca e ainda aumentar a parte informática, mas para isso tinham de aumentar o espaço da biblioteca.

Não são feitas porque não há verbas?

Sim, sabem que o país encontra-se numa crise económica e isso reflete-se, também, na cultura, na ciência, na educação (….)

Quais são as obras que existem na biblioteca? E filmes, há muitos?
    
 Existem à volta de nove mil títulos nas duas bibliotecas escolares do agrupamento de Sabrosa. Os filmes têm vindo a diminuir devido a não haver renovação e requisição. Destaca-se ainda o facto de se estragarem os materiais devido ao grande uso para visualização por parte dos alunos e dos professores, na sala de aula.

Quer ainda dar-nos mais alguma informação que ache importante?

Sim, gostaria que os alunos do secundário tivessem mais empenho nas leituras domiciliarias. Apesar de tudo, são os que estudam mais na biblioteca, devido à existência dos exames nacionais e com o objetivo de irem para o curso superior.

Obrigado pela colaboração e disponibilidade para responder às nossas questões.
Com esta entrevista obtivemos informações que não conhecíamos sobre a Biblioteca escolar e sobre a professora bibliotecária.
Podemos ainda dizer que a professora revelou algumas sugestões para melhorar este espaço.
Gostamos muito da entrevista. Obrigado.

Os alunos: Bruna Pinto; José Carvalho; Micaela Gomes e XueFeng, do 7ºA


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe