Sabro
Jornal do Agrupamento de Escolas de Sabrosa
Pesquisa

Rede Mundial Cidades de Magalhães
Por Ilda Figueira (Professora), em 2014/10/16392 leram | 0 comentários | 92 gostam
Nos dias 2 a 5 de outubro de 2014, estiveram, em Sabrosa, representantes de vários países do mundo, no 3º Encontro Rede Mundial Cidades de Magalhães.
No 3º Encontro Rede Mundial Cidades de Magalhães, realizado de 2 a 5 de outubro de 2014, estiveram presentes em Sabrosa representantes de vários países: Chile, Argentina, Brasil, Espanha, África do Sul, Uruguai, Brunei, Filipinas, México, USA, Cabo Verde e Indonésia. Várias atividades foram promovidas no Município, tendo o Agrupamento de Escolas Miguel Torga de Sabrosa participado em algumas delas: no hastear das bandeiras dos países RMCM (feita pelos alunos do 7º ano, acompanhados pela representante dos projetos de desenvolvimento educacional) no dia 2; na assinatura do protocolo de geminação de Sabrosa com Cebu, Filipinas (realizada na Escola Básica Fernão de Magalhães - estando presentes alunos da educação pré-escolar e do 1º ciclo, com os respetivos educadores/professores, assistentes operacionais, membros da Direção, encarregados de educação e comunidade educativa em geral), onde se assistiu também ao concerto, pelos alunos da escola de música Esproarte. Não pudemos deixar de visitar, com as duas turmas do 6º ano e do ensino secundário (10ºB; 11ºB e 12º A e B), a
 exposição de Fotografia "Mar de Camões e de Magalhães ", da autoria do fotógrafo chileno Roberto Santandreu, no Auditório Municipal, enquanto foram projetadas fotografias do Estreito de Magalhães. Aí foi dada uma autêntica aula de articulação de saberes, de História e Português, pois as fotografias estavam legendadas com versos retirados pelo fotógrafo de "Os Lusíadas". Os alunos fizeram, a propósito, um poema reflexivo sobre uma fotografia escolhida na exposição. Os trabalhos serão expostos e enviados ao fotógrafo chileno, autor também da atividade. Foi uma semana invulgar no nosso concelho, agitada e rica em multiculturalidade. Mas não acabou ainda. Como foi inaugurado o Centro Fernão de Magalhães, já não temos de sair de Sabrosa para ver um espaço destes. Visitas de estudo podem ser organizadas, no contexto dos conteúdos programáticos, pelas disciplinas de História e Geografia de Portugal de 6º ano; de História de oitavo ano e de 10º B, no contexto dos Descobrimentos. Também os alunos do curso profissional de multimédia podem fazer visitas de estudo ao centro mencionado, no âmbito das disciplinas específicas, pois a multimédia e “a visão a três dimensões” está presente em todo o espaço. No dia quatro, no Centro Miguel Torga, houve uma Palestra sobre Fernão de Magalhães, na qual se salientou Laurence Bergreen, escritor americano, que escreveu o livro Fernão de Magalhães "Para Além do fim do Mundo", editado em Portugal, pela primeira vez, em 2005. Seguiu-se um debate entre os presentes bastante “emotivo”. Alunos do ensino secundário foram convidados a estar presentes, mas, infelizmente, não o puderam fazer, por motivos pessoais. Foi uma semana muito compensadora e rica culturalmente para os nossos alunos e comunidade educativa, de um modo ou de outro.
Representante dos projetos de desenvolvimento educacional,
Lídia Prates


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe