Sabro
Jornal do Agrupamento de Escolas de Sabrosa
Pesquisa

“Preparar a Transição, Facilitar a Adaptação”
Por Ilda Figueira (Professora), em 2014/10/02435 leram | 0 comentários | 123 gostam
Cumpriu-se, nos dias 2 e 3 de junho, a atividade intitulada “Preparar a Transição, Facilitar a Adaptação".
Operacionalizando o objetivo inscrito no plano de melhoria do agrupamento, Proporcionar a experiência de um dia de aulas nos estabelecimentos de ensino sequenciais para os alunos da Educação Pré-escolar e 1º ciclo, cumpriu-se, nos dias 2 e 3 de Junho, a atividade intitulada “Preparar a Transição, Facilitar a Adaptação”, que pretendeu proporcionar aos alunos do agrupamento a ingressar no 1º ano do 1º ciclo no ano letivo 2014-2015, um primeiro contato com a rotina diária do Centro Escolar Fernão de Magalhães nas diferentes vertentes que a compõem.
Pela proximidade geográfica, abriu-se também a atividade aos alunos em iguais condições do Patronato de Vilarinho, por se futurarem como integrantes no ensino formal do agrupamento.
Iniciados nas regras de funcionamento e de comportamentos a adotar no espaço escolar, das atividades do dia, privilegiaram-se as de sala de aula, planificadas e desenvolvidas pelos docentes dos dois níveis de ensino e educação. Estas constaram da audição da história “ O Flautista”; realização de grafismos recorrente da história e a oportunidade de fazer diferentes e criativas construções utilizando o Polydron, recurso didático de excelência à aquisição de noções matemáticas.
Por sua vez os alunos dos anos não terminais foram atores de uma variedade de atividades propostas pelas docentes da educação pré-escolar, destacando-se: jogos no parque B.B King; audição de uma história dramatizada na biblioteca escolar do Centro Escolar e a visualização do filme Gnomeu e Julieta no auditório da escola Miguel Torga.
 Na fase preparatória da atividade, que recebeu a anuência dos EE, no reconhecimento da importância desta experiência integrativa, no ensino formal, foi, por um lado, um espaço privilegiado de desmistificação e minimização das inquietações, tanto dos alunos, como dos encarregados de educação e, por outro, um espaço de sensibilização aos comportamentos afirmativos a manter pelos EE na promoção do sucesso educativo dos seus educandos, no reforço que o professor e o E.E são jogadores de uma mesma equipa determinante no desenvolvimento educativo e pessoal do aluno.
Da avaliação global sublinha-se o sucesso da atividade no apuro das aprendizagens efetuadas pelas crianças e pelo envolvimento demonstrado pelos diferentes intervenientes.


A Coordenadora do Departamento da Educação Pré-escolar- Maria João Monteiro

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe