Sabro
Jornal do Agrupamento de Escolas de Sabrosa
Pesquisa

Visita guiada à fábrica “Papel D´ouro” - Alijó
Por Ilda Figueira (Professora), em 2014/10/021455 leram | 0 comentários | 403 gostam
No dia 29 de maio de 2014, os alunos dos 6ºs anos da Escola EB 2,3/S Miguel Torga foram a uma visita de estudo, acompanhados por professoras, à Fábrica Papel D´ouro de Alijó.
Por volta das 9:00h, os alunos dirigiram-se para o autocarro e para a carrinha que os levaram à fábrica. Depois de uma curta viagem, para quem estava entretido, e de uma longa viagem para quem não tinha nada para fazer, chegámos. Fomos muito bem recebidos! Aproveitámos para lanchar e recuperar energias.
Depois de muito ansiarmos pelo início da visita, esta começou. Uma senhora que lá trabalhava foi a nossa guia e explicou-nos tudo o que havia para saber. Mostrou-nos o papel do Egito, o papiro, que fora o primeiro papel a ser inventado. Mostrou-nos as fases que os chineses usavam para fabricar o papel, que eram as seguintes: a preparação da fibra, a formação da folha, a prensagem e a secagem. Explicou-nos que aquela fábrica produzia papel através de trapos cem por cento algodão, como a ganga. Disse o significado de a fábrica se chamar Papel D´ouro era por ser um papel criado na região do Douro e por ser um papel diferente dos outros.
A seguir fomos ver a pilha japonesa, onde se dava a preparação da fibra a partir dos trapos, depois uma espécie de tanque para a formação da folha e a seguir a prensagem, onde a água era expulsa quando a máquina começava a trabalhar.
Os alunos que quiseram fizeram folhas!
Em grupos de 15 alunos fomos até à estufa onde era a secagem, estava muito calor!
Quase a acabar a nossa visita, também em grupos, subimos as escadas para ver alguns trabalhos que eles faziam a partir do papel que produziam.
Por fim, a última fase! Não me lembro bem do nome, mas sei que a folha, ao passar pela máquina, ficava mais fina e mais lisa. No final da visita, quem quis comprou recordações para um dia mais tarde recordar, como: blocos, pirâmides e agendas, tudo isto a partir do papel que produzem.
Regressámos fazendo ainda uma pequena paragem para comer. Adorámos esta visita que deu muito que falar, com tantas fases que o papel tinha!!!
Sara Ferreira, 6ºC em nome dos alunos dos 6ºA, 6ºB e 6ºC
 


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe