Sabro
Jornal do Agrupamento de Escolas de Sabrosa
Pesquisa

EU, TU, NÓS NO MUNDO
Por Ilda Figueira (Professora), em 2014/04/04345 leram | 0 comentários | 81 gostam
No âmbito da 8ª edição da Semana da leitura, os jardins de Infância, partindo do poema de Eugénio de Andrade, "Olhos postos na terra", elaboraram trabalhos no domínio da expressão plástica, recorrendo a diferentes materiais e técnicas.
Na pretensão de uma prática educativa, onde se anseie impere a qualidade, ideou o Departamento da Educação Pré-escolar, como opção de currículo, contribuir para a formação e integração de cidadãos no mundo, através da conceção centralizadora que intitulámos de “Eu, tu, nós no mundo”, objetivando, assim, proporcionar a leitura do mundo sob novas e diferentes formas.
Foi neste propósito que o cumprimento da 8ª edição da Semana da leitura 2014 - Celebrar a Língua Portuguesa, se afigurou como mais uma oportunidade em benefício dos nossos desígnios iniciais.
Neste argumento e por decisão do departamento, o poema de Eugénio de Andrade, “Olhos postos na terra” foi objeto de “leitura” por cada JI, que no uso da linguagem que compreende o domínio da expressão plástica derivou na concretização de telas trabalhadas com diferentes materiais e técnicas, abonando a criatividade no pressuposto ditado por Paulo Freire: “ o ato de ler o mundo implica uma leitura dentro e fora de mim. Implica na relação que eu tenho com esse mundo”.


Olhos postos na terra, tu virás
no ritmo da primavera,
e como as flores e os animais
abrirás nas mãos de quem te espera.
                                                                                                   Eugénio de Andrade


A coordenadora do DEPE
Educadora de Infância:

Mª João Monteiro

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe