Sabro
Jornal do Agrupamento de Escolas de Sabrosa
Pesquisa

COIMBRA ATRAVÉS DA ARTE
Por Ilda Figueira (Professora), em 2014/03/26360 leram | 0 comentários | 79 gostam
Como as disciplinas de História da Cultura e das Artes e de Português se cruzam no estudo da questão do património histórico-cultural, de acordo com os módulos, foi realizada a visita de estudo, no dia 21 de fevereiro, a Coimbra.
De modo a que os alunos visualizassem, no contacto com as fontes, o que aprenderam nas aulas, analisaram os monumentos no seu contexto artístico (Barroco, Rococó, Romantismo) e também puderam aperceber-se de realidades diferentes, pois o mesmo estilo pode comportar características diversas, no momento da construção. No contexto do estudo dos módulos 6 “Cultura do Palco”, 7 “Cultura do Salão”, 8 "Cultura da Gare" e 10 "Cultura do Espaço Virtual", tiveram oportunidade de visitar: o Paço das Escolas (Sala dos Capelos e salas anexas, Biblioteca Joanina, Cárcere Académico); Sé Nova, a Quinta das Lágrimas e a Ponte Inês e Pedro sobre o rio Mondego. Foi-lhes distribuído, antecipadamente, um roteiro com uma explicação de todos os locais a visitar, que lhes serviu de suporte durante a visita.
A própria História da Cultura adquiriu uma nova dimensão, analisada em permanente interação com os objetos artísticos, nos quais, no decurso do tempo, se foram materializando as sucessivas formas de entender e questionar o mundo. Os casos práticos têm, com efeito, por objetivo, alcançarem, pela descoberta da transversalidade das expressões artísticas, uma formação mais completa e abrangente.
Para finalizar, realça-se o facto de os alunos nunca terem estado nesta cidade e nunca terem observado monumentos com estas caraterísticas artísticas. Também houve um contacto dos alunos com o ambiente universitário (entraram nas faculdades de medicina, química, direito e outras, almoçando na cantina de Química), de modo a ficarem mais motivados para o acesso ao ensino superior.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe