Sabro
Jornal do Agrupamento de Escolas de Sabrosa
Pesquisa

A INCLUSÃO É UM DESAFIO PARA TODOS...
Por Lucília Araújo (Professora), em 2014/03/11672 leram | 0 comentários | 166 gostam
Desde o início do ano letivo, o grupo de Educação Especial tem vindo a desenvolver várias atividades, no sentido de trabalhar para a inclusão dos nossos alunos com Necessidades Educativas Especiais.
À imagem e semelhança do principio que norteia a inclusão, “a transformação vem de dentro para fora”, assim se faz no Agrupamento de Escolas de Miguel Torga que conta com inúmeros projetos e atividades físicas, intelectuais e manuais num programa bem definido pelo grupo de Educação Especial de forma a facilitar a inclusão dos alunos com Necessidades Educativas Especiais.
Como adequar é o caminho, estes nossos alunos contam diariamente com professores da Educação Especial, professores do Ensino Regular, Assistentes Operacionais, outros técnicos especializados e a entidade municipal, para desenvolver atividades e projetos diferenciados. Desde o projeto da culinária passando pela Atividade Física Adaptada, a Hora do Conto, o ténis de mesa, Clube de Artes e os Trapos e Fios.
A rotina semanal destes alunos considera um calendário estruturado ao perfil de cada um e para todos, onde é proporcionado um espaço de verdadeira inclusão.
Desta forma, no Projeto da Culinária, contamos com a orientação preciosa da professora Alcina Gil que, com as suas preciosas mãos de fada, nos prepara e serve sobremesas e bolos para apresentar no bar da escola. A pensar numa melhor qualidade de vida, através da Prática Desportiva, contamos com a energia da professora Natércia Padilha que até põe a mexer "as pedras da calçada", com o intuito de desenvolver modalidades, como a dança adaptada e o boccia, mas também, contamos com a colaboração da entidade municipal, proporcionando aos alunos um momento de relaxe com a natação e a hidroterapia. Uma das formas de garantir a verdadeira inclusão na sociedade é através da prática regular do Ténis de Mesa. Em encontros com o professor Jorge de Sousa, eles vão aprender e interiorizar regras, a corrigir comportamentos e a desenvolver atitudes positivas. Na Hora do Conto, um espaço para criar o gosto pela leitura e para estimular o desenvolvimento da imaginação, entre a sala de aula e as idas à biblioteca, fomos ouvindo as Obras de Sophia de Mello Breyner Andresen que, este ano letivo, se impôs com tão maravilhosas histórias de encantar. Nos Trapos e Fios contamos com a destreza das professoras Alcina Gil e Filipa Ferreira e também com a divertida companhia da professora Fernanda Laranjo. Sabendo que os fios representam o destino que o tempo vai tecendo nas nossas vidas, neste projeto geram-se habilidades manuais e desenvolvimento da motricidade fina. Melhorando as relações interpessoais, estes alunos vão aprender, fazendo. No Clube de Artes, contamos com a disponibilidade e prontidão da professora Dores que, com encanto e carinho, tem sempre umas palavrinhas para estes meninos atentos ao produto final de cada atividade.
No cumprimento do PAA deste ano, os alunos com necessidades educativas especiais puderam ainda, com grande entusiasmo, elaborar os cartões para o Dia de S. Valentim, em colaboração com o PRESS e a sua coordenadora, Dina Ribeiro.
Assim se faz inclusão neste Agrupamento. Com o desejo de construir uma sala multifacetada com autênticos recursos, cresce em nós o sonho de um dia se tornar realidade…

Grupo de Educação Especial
Filipa Ferreira

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe