Sabro
Jornal do Agrupamento de Escolas de Sabrosa
Pesquisa

LEMBRANDO MIGUEL TORGA
Por Ilda Figueira (Professora), em 2014/01/18521 leram | 0 comentários | 135 gostam
A Associação Sabrosa Douro XXI, ontem , dia 17 de janeiro, assinalou os 19 anos da morte de Miguel Torga, no auditório da Câmara Municipal de Sabrosa.
O dia da morte do escritor, patrono da nossa escola, foi lembrado com uma tertúlia, na qual estiveram presentes algumas figuras ilustres da região: João Luís Sequeira, representante da Delegação Norte da Secretaria de Estado da Cultura; Pires Cabral, escritor transmontano; o sabrocense Alexandre Parafita, professor na UTAD e escritor;José Luís Gonçalves,Presidente da União de Freguesias de S. Martinho de Anta e o Padre António Areias, professor na nossa escola e estudioso da obra torguiana.
A tertúlia contou ainda com a presença de uma plateia composta por professores e alunos do 9º ano e secundário da escola sede e público anónimo.
A sessão teve início às 14 horas, com a passagem de um documentário sobre a vida e obra de Miguel Torga.
Posteriormente, passou-se à tertúlia propriamente dita. Os participantes tiveram a oportunidade de lembrar Miguel Torga enquanto humanista e enquanto escritor, realçando a importância da sua obra, espelho das vivências da gente da região do Douro.
Destacaram, igualmente, a obra como meio de divulgação da paisagem duriense, hoje património mundial da humanidade.
O evento terminou com a subida ao palco da aluna Ana Patrícia, do 11ºA, que leu o poema "Apelo".
Por fim, não podemos deixar de manifestar o nosso contentamento pelo comportamento exemplar dos alunos, durante as três horas em que permaneceram no auditório.
Jornal "Sabro"

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe