Sabro
Jornal do Agrupamento de Escolas de Sabrosa
Pesquisa

Contadores de Histórias
Por Ilda Figueira (Professora), em 2013/12/05489 leram | 0 comentários | 90 gostam
No passado dia 4 de dezembro, os alunos do Clube “Palavras com História”, acompanhados pelos responsáveis e por alunos que frequentam a “Oficina Artística”, deslocaram-se ao Centro Escolar para contarem/representarem duas histórias tradicionais.
Esta atividade realizou-se na Biblioteca do Centro Escolar e contou com o apoio do professor de Educação Musical e alguns alunos da Oferta Curricular “Oficina Artística” que apresentaram em flauta de bisel, algumas músicas ligadas aos temas das histórias e outras sobre a época natalícia.Esta tinha como objetivo um maior conhecimento do património cultural popular no que diz respeito aos contos populares portugueses; desenvolver hábitos de pesquisa com um determinado propósito; desenvolver a autonomia, responsabilidade e o trabalho em equipa; tornar os alunos mais desinibidos e capazes de enfrentar grupos mais alargados de ouvintes.
Os alunos escolheram dois contos populares “O Ganso do charco” e “João mandrião”com o objetivo de serem contados/dramatizados para os colegas do pré-escolar e primeiro ano.
Entre outras atividades, ao longo das várias sessões do clube, foram preparando a leitura dramatizada das histórias e construindo os adereços que necessitavam para a sua representação.
Os objetivos da atividade não foram plenamente atingidos, uma vez que os alunos ainda não conseguem expor-se diretamente ao público na qualidade de atores nem controlar o espaço cénico. No entanto, a atividade foi apreciada pelo público infantil presente e assinalou mais um passo na articulação entre os vários ciclos de ensino. Ficou a promessa de voltarmos e mostrarmos a evolução dos nossos pequenos atores.
Finalizando a atividade, a coordenadora de estabelecimento proporcionou-nos uma visita guiada à exposição dos trabalhos dos alunos, alusiva à época natalícia, que foi muito apreciada por todos.
Agradecemos a forma como fomos recebidos quer pelos assistentes operacionais, quer pelos docentes presentes, quer pela adjunta da direção, Professora Manuela Sousa, quer ainda, pela Coordenadora de Estabelecimento, Professora Maria José Bebiano.
As responsáveis: Lúcia Ribeiro e Margarida Freitas

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe