Sabro
Jornal do Agrupamento de Escolas de Sabrosa
Pesquisa

DIA MUNDIAL DA POUPANÇA
Por Ilda Figueira (Professora), em 2013/11/08580 leram | 0 comentários | 98 gostam
Os alunos do 5º ano, turma C, lembraram o Dia Mundial da Poupança, no dia 31 de outubro, na aula de História e Geografia de Portugal (45 minutos). Desenvolveram a oralidade e falaram sobre o que é para cada um deles “poupar”.
Cada um manifestou a sua opinião, com ajuda de alguns elementos exemplificativos e com as suas opiniões construíram um cartaz. Seguidamente a professora leu-lhes a história “A Princesa e o Sapo”, retirada do livro “Era uma vez no Mundo da Poupança”, de Rita Anes e Nuno Coelho, e todos mostraram agrado relativamente à ação da história. No final da audição, cada um estabeleceu a relação existente entre o tema “Poupança” e a história que ouviram.
Salientaram conceitos de responsabilidade, autonomia, previsão, solidariedade, persistência, “sonho”, necessidade, partilha. Terminaram o pequeno debate com a concordância na seguinte máxima: Quando queremos muito qualquer coisa, temos que nos esforçar e trabalhar e, para os nossos sonhos realizar, temos que poupar.
A PRINCESA E O SAPO
Era uma vez, há muito tempo atrás, num reino distante, uma bela Princesa, que sonhava em encontrar o seu Príncipe Encantado.
Um dia, enquanto a Princesa se banhava numa cascata melodiosa de um riacho tranquilo, foi surpreendida por um Sapo que rastejou para fora da água e lhe disse:
- O teu desejo será cumprido. Em breve encontrarás o teu Príncipe Encantado.
O coração da Princesa encheu-se de alegria e a linda menina começou a cantarolar. Todos os animais da floresta se aperceberam do seu contentamento, mas foi então que o Sapo Falante avisou:
- Mas, Princesa, para que o teu desejo se cumpra, uma tarefa terás de cumprir, terás de arrecadar alguns tostões para um belo vestido comprar.
- Mas, Sapo, - respondeu a Princesa – eu tenho muitos vestidos, e sou filha dos Reis, que têm muitos tostões, e muitos vestidos me podem dar.
- Ah, Ah, Ah! – gracejou o Sapo Falante – Pois é, eu sei que tostões não faltam aos Reis, mas agora é contigo, para seres feliz terás de aprender a lutar pelos teus desejos. E se queres casar com um Príncipe Encantado terás de aprender a poupar.
E, Pufft, numa grande nuvem branca, o Sapo desapareceu.
A Princesa pensou, pensou e decidiu que iria fazer tudo para conseguir comprar um belo vestido, para o Príncipe impressionar. Mas como, como irá a Princesa conseguir ganhar tostões para poder poupar?
Foi então, que a Princesa, um dia no jardim a passear, para as flores decidiu olhar e teve uma ideia:
- Vou vender estas belas flores, para as casas do reino enfeitar. – Lembrou-se. O Jardineiro real opôs-se e disse:
- Linda Princesa não faça nada, as flores posso eu colher, cá estou eu para a servir, trabalhar não é para si! – A Princesa não permitiu, a tarefa era sua, só assim o seu sonho se concretizaria. A saltitar e a cantarolar as flores foi apanhar, todas num cesto juntou, para por tostões trocar. Assim, depois de muitas belas flores vender a Princesa muitos tostões juntou e logo comprou o seu belo vestido. Um dia, mais tarde, o Sapo Falante voltou a encontrar:
- Princesa – disse o Sapo – que belo vestido conseguiste comprar, agora um beijo terás de me dar para eu me tornar, no teu Príncipe de encantar.
A bela Princesa sem hesitar, um longo beijo decidiu dar e, ao olhar, o Sapo Falante tinha passado a ser o seu Príncipe Encantado.
Já sabes, se aprenderes a poupar, os teus sonhos poderás concretizar!




Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe