Sabro
Jornal do Agrupamento de Escolas de Sabrosa
Pesquisa

O Dia Mundial da Poupança- C.E. F. Magalhães
Por Ilda Figueira (Professora), em 2013/11/08416 leram | 0 comentários | 77 gostam
A turma J e a turma L do JI do Centro Escolar Fernão de Magalhães, comemoraram no dia 31 de outubro de 2013, o Dia Mundial da Poupança”, inserido no projeto Educação Financeira.
Começaram por abordar esta temática, questionando os respetivos grupos de crianças sobre o significado da palavra poupança. Desta primeira abordagem saíram conceitos como:
• “Poupar é ter dinheiro para comida e crescermos saudáveis”
• “Poupar é ter dinheiro para comprar roupa e sapatos.”
• “Poupar é ter dinheiro para pagar as compras que fazemos.”
• “Poupar moedas para comprar comida: arroz e feijão.”
• “Poupar é guardar moedas na caixa.”

No seguimento da abordagem do conceito poupança, foi contada e explorada a história: “ A Cigarra e a Formiga “, que foi traduzida em registo pelos alunos mais velhos da turma L.
Tendo como motivação a moral desta história, que não devemos só divertirmo-nos mas que também devemos trabalhar e poupar para os tempos difíceis, construiu-se um mealheiro coletivo onde foram colocadas as personagens da história e as mensagens de poupança elaboradas pelos alunos.
No desenrolar desta atividade abordaram-se formas de pagamento, em dinheiro ou com cartão, sendo que o cartão é associado, pelos alunos, à caixa do banco que dá dinheiro e que está na parede e o dinheiro é aquele que os pais trazem na carteira e nos bolsos da roupa. Identificaram ainda o valor de moedas e de notas.
Foi também elaborado um mealheiro individual, com materiais reciclados, tendo como personagem a formiga trabalhadora e poupada, para cada aluno.
Estes levaram os mesmos para casa com a finalidade de iniciaram uma poupança para adquirirem algo que gostassem muito, começando por pedir uma moeda aos pais para lá colocarem.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe