Sabro
Jornal do Agrupamento de Escolas de Sabrosa
Pesquisa

Comemoração do Dia Mundial da Poupança
Por Lucília Araújo (Professora), em 2013/11/051511 leram | 0 comentários | 148 gostam
No passado dia 31/10/2013, o Jardim de Infância Souto Maior comemorou o Dia Mundial da Poupança com atividades de caráter prático, inspirando-se em histórias infantis e objetos mais tradicionais, como o "Porquinho Mealheiro".
Em resposta ao tema – Poupança - expresso no referencial de educação financeira, comemorou-se o Dia Mundial da Poupança com a elaboração de um Porquinho Mealheiro, sob sugestão do departamento, por ser este, um reconhecido ícone de poupança do imaginário coletivo português.

Tendo como motivação a história “ A cigarra e a Formiga” sensibilizaram-se as crianças para a distinção entre trabalho e lazer, através da caraterização dos “trabalhos” e das atividades de lazer dos pais. Abordaram-se outros aspetos tais como: Porque é que os pais trabalham?; dinheiro moeda; diferenciação entre rendimento e poupança e a necessidade de “amealhar para nada nos faltar”.

 Como conceito de Poupança, as crianças expressaram: Poupar é juntar dinheiro no mealheiro.
Experienciaram, através dos materiais utilizados na elaboração do mealheiro, que poupar é, sobretudo, não desperdiçar, utilizando-se materiais que parecendo que não prestam e que iam para o lixo, se pode fazer coisas bonitas e novas.
É comum ter a noção de que o dinheiro que se poupa deve ser guardado no mealheiro, debaixo dos colchões, em casa, e nos bolsos. Para as crianças, é muito ténue o conceito de poupança recorrendo a instituições bancárias.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe