Sabro
Jornal do Agrupamento de Escolas de Sabrosa
Pesquisa

Diminuição da natalidade, um problema real
Por Ilda Figueira (Professora), em 2016/06/06735 leram | 0 comentários | 170 gostam
Os alunos da turma B do 6º ano fizeram um estudo estatístico na aula de matemática com dados relativos às suas famílias. Recolheram o número de filhos existentes nas famílias dos pais e dos avós, tendo em vista comparar dados com os atuais.
Do ponto de vista metodológico, os alunos construíram tabelas de frequências, apuraram a moda do conjunto de dados, calcularam percentagens e média e elaboraram gráficos. O trabalho foi executado em grupo e as tarefas foram repartidas.No fim do trabalho, as leituras dos dados foram partilhadas pelos grupos.
As famílias estudadas apresentam, na geração dos avós, uma média de 5,2 crianças, valor que cai para 3,9 crianças por família na geração dos pais, sendo atualmente de 2,7 crianças por família. No que diz respeito à moda, o acontecimento mais frequente é de 2 e 5 para a geração dos avós, 3 na geração dos pais e apenas 1 na geração dos alunos. O número de famílias numerosas, aquelas que têm 3 ou mais filhos, apresenta também uma diminuição ao longo do tempo. Na geração dos avós havia 78% de famílias numerosas, que diminuíram para 72% na geração dos pais, atingindo os 39% na atualidade.
Deste modo, conclui-se que os problemas da diminuição da taxa de natalidade que afetam a população em geral fazem parte desta realidade e têm o seu início há muitos anos, verificando-se, porém, que o agravamento é mais acentuado na geração a que pertencem estes alunos.

6º B


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe