Sabro
Jornal do Agrupamento de Escolas de Sabrosa
Pesquisa

Desporto Escolar
Por Ilda Figueira (Professora), em 2016/01/12650 leram | 0 comentários | 139 gostam
No passado dia 16 de dezembro, a equipa responsável pelo Desporto Escolar, uma vez mais, ajudou a promover a importância do desporto junto dos alunos, desta vez com a Prova de Orientação.
A atividade desenvolvida envolveu alunos do 5º ao 12º ano.
A prova foi dividida em duas partes em que os alunos utilizaram dois mapas de orientação distintos, um mapa da escola em que eles tiveram que realizar entre 4 a 6 pontos, variando de acordo com o escalão/sexo. Após terem realizado esse percurso, dirigiam-se ao portão de entrada da escola, e uma vez lá chegados deixavam o mapa que transportavam e recebiam um outro novo, com um percurso a que tinham que cumprir, atravessando as ruas e espaços da vila de Sabrosa.

Foram atualizados os mapas da Escola Miguel Torga e da Vila de Sabrosa, com o apoio e colaboração do Clube de Orientação ORIMARÃO, pois só dessa forma é que foi possível planear os percursos para esta prova. Foram então previstos e desenhados 10 percursos designados por P1 (InfA Fem, InFB Fem, InFA Masc e Escalão Aberto Fácil-1100mt), P2 (InfB Masc e Inic Fem-1100mt), P3 (Inic Masc, Juv fem e escalão aberto Médio-1800mt), P4 (Juv masc e Jun Fem-2100mt) e P5 (Jun Masc e escalão aberto Dificil-2800mt), para os dois mapas utilizados, conforme referido anteriormente.

Todos os alunos concluíram a sua prova e alguns ficaram com vontade de repetir, o que veio a acontecer, uma vez que havia mapas de reserva de outros escalões/sexo. De referir que os escalões com maior número de participantes foram os escalões abertos, onde os alunos se inscreveram independentemente do seu escalão/sexo. Estes escalões são normalmente utilizados para os principiantes na modalidade, permitindo-lhes fazer um percurso mais acessível às sua capacidades técnicas.

De referir ainda que o feedback recebido dos professores responsáveis pelas escolas participantes foi bastante positivo na medida em que os mapas e os percursos foram do agrado dos seus alunos, não só pelos desafios próprios da leitura de mapa mas também pela dificuldade técnica, mais evidente nos escalões mais elevados, que obrigou os atletas a uma gestão do esforço e da sua capacidade cárdio-respiratória.

Finalmente, uma palavra de agradecimento aos restantes professores do grupo de educação física, aos alunos do curso vocacional de multimédia, ambiente e desporto que estiveram envolvidos na organização desta prova.


Agradecimentos à Guarda Nacional Republicana de Sabrosa, aos Bombeiros Voluntários de Sabrosa e à Câmara Municipal de Sabrosa pela disponibilidade e colaboração prestada.


O prof. Responsável
Manuel Vitorino T. Cardoso

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe