Sabro
Jornal do Agrupamento de Escolas de Sabrosa
Pesquisa

POR ONDE ANDAM OS NOSSOS EX-ALUNOS...
Por Ilda Figueira (Professora), em 2015/12/01888 leram | 1 comentários | 123 gostam
Cátia Silva, ex-aluna da nossa escola, concluiu o secundário em 2007 e é Mestre em Psicologia Clínica, pela Faculdade de Psicologia de Coimbra.
Nos idos de 2007, quando conclui o secundário, na Escola E.B. 2,3/S Miguel Torga, desejava prosseguir os meus estudos em Coimbra, na Faculdade de Psicologia. Ainda não o sabia, mas o desenvolvimento pessoal e cognitivo neste novo patamar iria ser imenso.
Novas caras, ruas, edifícios, rotinas… Que primeiro ano! Porém, ainda antes do seu terminus, uma colega de casa metamorfoseou-se no arauto de uma nova experiência – o ingresso nas Mondeguinas.
O que são as Mondeguinas, perguntam; são uma associação cultural – conhecidas erroneamente por tuna académica – englobada no seio da Academia Coimbrã. Envolvi-me, desta feita, no associativismo estudantil da cidade dos estudantes para o País.
Paralelamente, ingressei numa Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) «Atlas». Esta ONGD apoia a população idosa da Alta de Coimbra e nela cresci para o voluntariado e para a vivência da uma nova realidade, colocando em prática os conteúdos que iam sendo lecionados no curso de Psicologia.
Os quatro anos seguintes foram ocupados pelo curso e pelas Mondeguinas, tendo finalizado a Licenciatura. Chegou o Mestrado! Que escolher? Pesando a experiência na «Atlas» decidi o Mestrado em Psico-gerontologia Clínica.
Em 2012, mais um projecto – os InterDito – grupo de expressão teatral da faculdade. Este alia a Psicologia e o teatro em prol do desenvolvimento pessoal e da intervenção social. Atualmente, participo no projeto e até dinamizo alguns ensaios.
Por pertencer aos InterDito recebi um convite para fazer parte dos ControVersos, grupo de poesia e teatro da Associação Recriar Caminhos (IPSS) - Associação de Apoio ao Desenvolvimento Vocacional, Formação e Inclusão de Pessoas com Esquizofrenia. Presentemente, dedico a este grupo algum do meu tempo.
Passei por algumas instituições, trabalhando sempre com as pessoas mais velhas, onde fiz parte de projetos de investigação. Um deles levou-me a apresentar os resultados no Palácio de Congressos em Paris (julho de 2014).
Participo em congressos e conferências nas minhas áreas de interesse sempre que possível - é importante uma atualização constante quando se intervêm com pessoas.
Hoje, para além do trabalho com os InterDito, sou colaboradora no Centro de Prestação de Serviços à Comunidade da FPCE e desenvolvo outros projectos ainda prematuros.
Tudo o que vivo(i) em Coimbra tem sido fundamental para o meu desenvolvimento como pessoa e como cidadã. Contudo, nada teria sido possível sem os conhecimentos que adquiri na Escola E.B. 2,3/S Miguel Torga – uma das bases fundacionais do meu percurso académico/profissional.


Cátia Silva


Comentários
Por Ilda Figueira (Professora), em 2015/12/02
Cátia, um excelente ser humano!

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe