Sabro
Jornal do Agrupamento de Escolas de Sabrosa
Pesquisa

Conhecer a nossa terra
Por Anabela Vilela (Professora), em 2012/05/13886 leram | 0 comentários | 205 gostam
Os meninos do Jardim de Infância de Parada de Pinhão sairam da escola para conhecer a sua terra.

No dia 9 de março saímos de manhã e fomos ver uma casa muito antiga brasonada em Parada de Pinhão. Os alunos ficaram a saber que viveu alguém muito importante naquela casa, que tinha dinheiro e provinha da realeza. Tinha também uma concha esculpida em granito (vieira) que estava aplicada em várias paredes da casa. Outro aspeto que os alunos acharam curioso foi as argolas de ferro presas nas paredes da casa. Explicamos-lhes que serviam para prender os animais (cavalos, burros) que eram a forma como pessoas antigamente usavam para se deslocarem. Depois e logo ao lado fomos ver a igreja e descobrimos que logo na entrada também tem a vieira, devia pertencer aos donos da casa brasonada pois tinha o mesmo símbolo.
Entramos dentro da igreja e vimos que era barroca pois tinha os altares todos pintados com ouro e muito trabalhados.
                                      Jardim de Infância de Parada de Pinhão


SABIAS QUE...
Parada do Pinhão localiza-se a 12 km da Sede do Concelho e está situada na margem direita do Rio Pinhão, estende-se pela área de 5,45 Km2. Foi-lhe concedido foral em 1256 por D. Afonso III.
Tem uma pista permanente de motocross e beneficia dos seguintes serviços: recolha de lixo, rede pública de Abastecimento de água e de águas residuais, centro de dia, extensão do centro de saúde, posto de Correio, escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico e minimercado.
A visitar: A Muragalho do Corisco, a Igreja Matriz, o santuário Sr.º Calvário, o cruzeiro...



Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe