Sabro
Jornal do Agrupamento de Escolas de Sabrosa
Pesquisa

O Clube Brigada Verde - PESES
Por Anabela Vilela (Professora), em 2012/05/13680 leram | 0 comentários | 188 gostam
A equipa do projeto PES criou o Clube Brigada Verde.
Após ter verificado que na escola existem alguns problemas ambientais, os quais se pretendem ver colmatados, tais como: lixo no chão, papéis, restos de alimentos, materiais possíveis de reciclagem e que os alunos abandonam no chão; luzes ligadas durante o dia; janelas abertas em salas com o aquecimento ligado, etc., problemas que podem ser resolvidos com pequenos gestos diários.
O Clube Brigada Verde pretende contribuir para a resolução desses problemas e sensibilizar para a necessidade de todos assumirem uma atitude ecológica e contribuírem para o equilíbrio ambiental.
Este projeto tem como objetivos gerais: melhorar e conservar o meio escolar; sensibilizar os elementos da comunidade escolar para a necessidade da limpeza, conservação, higiene e segurança do meio escolar; reciclar materiais; colocar contentores na escola para se efetuar reciclagem; apagar luzes e fechar janelas das salas com o aquecimento ligado; assegurar a manutenção da sinalização do equipamento de segurança da escola; desenvolver o espírito crítico e criativo dos alunos; proporcionar aos alunos situações de aprendizagem com as várias atividades desenvolvidas no âmbito do Clube Brigada Verde.
A Brigada Verde foi criada por alunos da escola. Todos os sócios fundadores (alunos do 8º ano) terão um cartão de sócio e podem convidar outros alunos para pertencerem ao Clube.
Durante o segundo período os alunos tiveram oportunidade de se inscreverem e debateram quais as atividades que gostariam de realizar. Assim, procedeu-se à pesquisa das lacunas da escola no que diz respeito à manutenção dos espaços limpos. Verificou-se que há necessidade de ecopontos para recolha seletiva do lixo. Deste modo, procedeu-se à planificação da atividade de construção de dois ecopontos (um para cada pavilhão) e à renovação do ecoponto existente no polivalente.
Ainda, durante este período criou-se “O Cantinho da Brigada Verde”, um placard onde se afixaram notícias e trabalhos dos alunos, a saber: trabalhos elaborados pelos alunos dos oitavos anos sobre a necessidade e importância da reciclagem; curiosidades sobre o tempo de degradação de objetos comuns usados pelo homem no seu dia- a- dia; notícias relacionadas com o ambiente, recolhidas em jornais, revistas e ainda da Internet.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe