Sabro
Jornal do Agrupamento de Escolas de Sabrosa
Pesquisa

“Juntos para o Sucesso”
Por Ilda Figueira (Professora), em 2015/07/161142 leram | 0 comentários | 281 gostam
Nos dias 18 e 20 de maio, realizou-se a atividade “Preparar a Transição Facilitar a Adaptação,” que ajudou aos 20 alunos da EPE do agrupamento a preparar o ingresso no 1º ano do 1º ciclo, no ano letivo 2015/16,da Escola Básica Fernão de Magalhães.
Os departamentos da educação Pré-escolar e do primeiro ciclo desenvolveram a atividade “Preparara a transição facilitar a adaptação”, na prossecução do objetivo inscrito no plano de melhoria do agrupamento -“Proporcionar a experiência de um dia de aulas nos estabelecimentos de ensino sequenciais para os alunos da Educação Pré-escolar e 1º ciclo”.
Neste conceito, foram também incluídos os alunos em iguais condições do Patronato de Vilarinho de São Romão, por se apresentarem como potenciais alunos a ingressar o ensino formal do agrupamento no próximo ano letivo.
O momento de receção dos alunos na EBFM foi particularmente eloquente na abordagem das regras de convivência entre todos os intervenientes e de funcionamento dos espaços escolares.
 Tendo no ano letivo anterior merecido o agrado dos alunos, o Polydron, foi novamente o eleito, com o qual os alunos realizaram diferente e criativas construções confirmando de uma outra forma algumas das noções matemáticas desenvolvidas na educação Pré-escolar.
Por sua vez, os alunos indiretamente envolvidos nesta atividade foram atores e espetadores de diferentes atividades. No primeiro dia, destacam-se: jogos didáticos on-line que desenvolveram na sala TIC da EBFM e a audição da história “A Gansa Constança” dramatizada pelos alunos das turmas K e J da EPE. No segundo dia, para além dos jogos on-line e a exploração livre dos recursos literários da biblioteca escolar, os alunos assistiram à dramatização da história “O Coelhinho Branco” apresentada pelos alunos da turma do 1ºA, no âmbito da atividade “ Ler é viajar sem sair do lugar”.
Reconhecida pelos EE, a importância desta experiência integrativa no ensino formal foi sustentada por um desdobrável criado pelo DEPE, com o objetivo de reforçar os comportamentos afirmativos a manter pelos EE, na promoção do sucesso educativo e pessoal dos seus educandos.

A Coordenadora do Departamento da Educação Pré-escolar- Maria João Monteiro




Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe