O Rodriguinho
Jornal da Escola Básica António Rodrigues Sampaio
Pesquisa

O Dia da Alimentação
Por Rodriguinho (Professora), em 2019/10/16241 leram | 0 comentários | 44 gostam
O Dia Mundial da Alimentação celebra-se todos os anos, desde 1981, a 16 de outubro. Nesta data do ano de 1945, foi fundada, no Quebec (Canadá), a FAO – Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação.
Esta organização tem como missão de aumentar os níveis de nutrição e os padrões de vida, melhorar a produtividade na agricultura e as condições de vida das populações rurais. Desde a sua criação, a FAO tem trabalhado para atenuar a pobreza e a fome, promovendo o desenvolvimento agrícola, uma melhor alimentação e o alcance da segurança alimentar, definida como o acesso permanente de todas as pessoas aos alimentos de que necessitam para uma vida ativa e saudável.

O Dia Mundial da Alimentação em 2019 tem como tema a Atingir a fome zero, visando alertar para o problema da fome no mundo, mas também para a importância de dietas saudáveis e sustentáveis acessíveis e acessíveis a todos. Ao mesmo tempo, convida-nos a todos a pensar no que comemos.

Os objetivos-chave para a celebração do Dia Mundial da Alimentação são:

_ Aumentar a sensibilidade geral para o problema da fome no mundo;

_ Chamar a atenção para a produção agrícola de alimentos e estimular os esforços nacionais, bilaterais, multilaterais e não-governamentais para este fim;

_ Promover a transferência de novas tecnologias para os países em desenvolvimento;

_ Fortalecer a solidariedade internacional e nacional na luta contra a fome, subnutrição e pobreza e dedicar especial atenção ao progresso nas áreas da alimentação e agricultura;

_ Encorajar a participação da população rural, particularmente das mulheres e das camadas sociais mais desfavorecidas, nas decisões e atividades que influenciam as suas condições de vida;

_ Encorajar a cooperação técnica e económica no seio dos países em desenvolvimento.

 Sempre que possível compre a produtores locais, prefira alimentos frescos, locais e da época, faça uma Alimentação Mediterrânica, repense, reduza, reutilize, recicle e ajude a promover a Alimentação Saudável - Envolva-se.

A FAO encontra-se, também, a promover um concurso para as crianças e adolescentes do mundo inteiro, com idades entre os 5 e os 19 anos, queiram usar a sua imaginação e criar um poster que ilustre como podemos promover uma alimentação saudável e sustentável para todos e como cada uma de nos pode melhorar a sua alimentação. As candidaturas podem ser feitas até ao dia 8 de novembro de 2019.

            "Somos o que comemos"!!! Emílio Peres

 A Coordenadora do PES: Isabel Moreira


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe