O Rodriguinho
Jornal da Escola Básica António Rodrigues Sampaio
Pesquisa

Conhecer o património local
Por Rodriguinho (Professora), em 2019/02/20731 leram | 0 comentários | 116 gostam
Carta Régia de Dom Sebastião: “ Esposende e o Foral Quinhentista”
Nos primeiros dias do mês fevereiro, o Centro interpretativo de São Lourenço (CISL),equipa coordenada pela D.ª Ana Paula Almeida, Arquivo da Camara Municipal de Esposende, deslocou-se à Escola António Rodrigues Sampaio e promoveu, junto dos alunos do 8º ano de escolaridade, uma iniciativa de divulgação do património local - Carta Régia de Dom Sebastião - que eleva o lugar de Esposende à categoria de vila.
Os alunos tiveram a oportunidade de ouvir as palestrantes responsáveis pela iniciativa que, com o seu conhecimento e o seu saber, deram a conhecer um pouco do nosso património local.
Os alunos, numa postura atenta e interessada, fizeram perguntas, leram pequenos textos e aprenderam que, em agosto de 1572, a carta régia, pelas mãos do Rei D. Sebastião, eleva o lugar de Esposende à categoria de vila, terras de jurisdição do duque de Bragança. Ficaram a conhecer que, em 27 de outubro de 1893, foi criada a Câmara judicial de Esposende e, em 19 de agosto de 1993, Esposende conquista o estatuto de cidade.
Os alunos agradecem, desde já, iniciativas como estas, pois todos saíram, certamente, mais ricos, com mais cultura e mais conhecimento sobre o património histórico local.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe