O Rodriguinho
Jornal da Escola Básica António Rodrigues Sampaio
Pesquisa

Visita ao Museu Marítimo
Por Rodriguinho (Professora), em 2019/02/04449 leram | 0 comentários | 102 gostam
No dia 17 de Janeiro de 2019, a nossa turma 5ºD de Marinhas, foi visitar o Museu Marítimo de Esposende.
O Sr. José Felgueiras guiou-nos durante a visita mostrando-nos os recantos do museu e contando-nos as histórias ligadas ao mar.
Nessa visita aprendemos muito sobre a construção dos barcos. Descobrimos que os barcos eram construídos em carreiras inclinadas de madeira para depois deslizarem para o mar com mais facilidade. Também vimos muitos instrumentos de navegação como por exemplo o martelo de calafate, o funil de Breu, o novelo de estopa e muitos mais.
Ficamos a saber que a embarcação tradicional mais conhecida de Esposende é a Catraia. O mais famoso construtor esposendense de barcos chamava-se Isolino Loureiro.
Também subimos ao cimo da Torre, onde pudemos observar o mar e ver o sino de alerta quando há naufrágios. Essa torre chamada Torre de Memória, é uma homenagem aos antigos pescadores de Esposende ao longo da qual pudemos ver várias fotografias deles.
Foi uma visita muito interessante na qual, graças ao Sr. José Felgueiras pudemos aprender muito sobre as embarcações e a ligação de Esposende com o mar.

 
 Ana Cristina Lopes da Silva nº 2
 Helena da Silva Loureiro nº 6

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe