O Rodriguinho
Jornal da Escola Básica António Rodrigues Sampaio
Pesquisa

Internet Segura
Por Rodriguinho (Professora), em 2017/11/25216 leram | 0 comentários | 43 gostam
No dia 23 de novembro as turmas do 7ºB e C da EBARS participaram numa ação de sensibilização sobre a segurança na Internet realizada na biblioteca da nossa escola.
Nas sessões de sensibilização foram abrangidas diferentes temáticas como: regras básicas de segurança online, o roubo de perfis, privacidade, dispositivos móveis, cyberbullying e dependência online.
Em dezembro prevê-se que as turmas de oitavo ano , Moi e sétimo A também participem nestas sessões.
Em 2006, 36% da população portuguesa entre os 16 e 74 anos utilizou a Internet, com uma taxa de utilização de cerca de 80% entre as pessoas com o nível educacional secundário, 87% com o nível educacional superior e uma taxa de 96% de utilizadores entre os estudantes. De 17% de lares com ligações em banda larga em Dezembro de 2004, passou-se para 34% em Dezembro de 2006, o dobro em apenas dois anos.
As actividades desenvolvidas com o recurso à Internet pelos cidadãos são diversificadas, nomeadamente actividades de comunicação, de pesquisa de informação e utilização de serviços on-line, comércio electrónico e acções de educação e formação. Dado que a utilização da Internet também pode envolver alguns riscos, a prevenção e a sensibilização da população para uma navegação mais segura e consciente da Internet é a melhor forma de evitar e mitigar potenciais problemas. É, assim, fundamental adoptar uma estratégia positiva que contribua para a formação de uma sociedade mais esclarecida e consciente, capaz de se proteger de eventuais problemas na utilização da Internet.
O projecto Internet Segura tem quatro linhas de actuação principais: Sensibilização para a importância da navegação na Internet em segurança Informação sobre mecanismos e soluções para a navegação segura na Internet Formação de cidadãos e profissionais na utilização segura da Internet Operacionalização de uma linha de atendimento de denúncias de conteúdos ilegais e/ou ilícitos por qualquer pessoa que, em estreita colaboração com as forças judiciais e os fornecedores de serviços de Internet, dê maior celeridade à avaliação dos conteúdos assinalados e à concretização de medidas adequadas.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe