O Rodriguinho
Jornal da Escola Básica António Rodrigues Sampaio
Pesquisa

As Birras
Por Rodriguinho (Professora), em 2017/11/25510 leram | 0 comentários | 40 gostam
As birras são um sinal de crescimento e fazem parte do desenvolvimento humano.
Aparecem a partir dos 2/3 anos de idade e a partir dos 4 anos a sua frequência diminui. Lidar com este tipo de comportamento traz constrangimento e não é tarefa fácil para os pais, pois geralmente, gera vergonha do escândalo, mas a criança não deve perceber o medo dos pais. Se os pais cederem, a situação se complica.
O adulto deve respirar fundo, pegar na criança e levar para um lugar mais tranquilo. Se não for possível retirar a criança do espaço, a única solução é aguentar firme a “vergonha”! Não é adequado ficar a dizer…”meu filhinho…tentando explicar muitas vezes ou convencer a criança. Até se pode tentar uma vez, mas não se deve insistir! A birra é um momento em que a criança quer impor a sua vontade e conquistar o seu espaço. O adulto que, por vezes diz sim, outras diz não, transmite inconsistência e o comportamento inadequado irá manter-se.
O posicionamento deve ser forte e firme. É preciso mostrar o que a criança não pode fazer. O adulto deve ser firme, sem ser agressivo.É importante não dar “audiência”, pois todo o show tem de ter “público”;
O Ideal é conversar com a criança antes de sair de casa e relembrar as regras.Tenha firmeza, mas sem agressividade. Bater não é a melhor forma de corrigir esta situação. O diálogo é importante para que a criança aprenda, que é a forma adequada de resolver os conflitos. É comum a criança fazer uma birra ou outra, mas quando se torna uma prática, é porque a criança está a perceber que está a conseguir o que quer…então a criança irá manter o comportamento!
Há crianças que nunca chegaram a fazer este tipo de birras (constantes) por dois motivos:Temperamento da criança (Por ex: criança com temperamento dócil)
Postura dos pais (Por ex: os pais têm paciência, são firmes). Também existem adultos que fazem birras, mas isso é outra história!

Marcia Lacerda - Psicóloga do Serviço de Psicologia e Orientação do Agrupamento António Rodrigues Sampaio


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe