O Rodriguinho
Jornal da Escola Básica António Rodrigues Sampaio
Pesquisa

“Uma sala cheia de ciência”
Por Rodriguinho (Professora), em 2017/11/251481 leram | 0 comentários | 730 gostam
No âmbito da comemoração da “Semana da Ciência e Tecnologia”, organizada pelo Departamento de Matemática e Ciências Experimentais, decorreu, no passado dia 22 de novembro,
o “Dia das Ciências”, no qual o laboratório de Ciências da E.B. António Rodrigues Sampaio abarcou uma exposição temática, ao longo da manhã.
A sala encontrava-se dividida em diversas áreas temáticas.
A entrada da sala é dominada, por um primeiro plano, representativo de uma estrutura vulcânica, na qual estão inclusas diversas maquetes de vulcões elaboradas por alunos do 7º ano.
Num outro sector, os alunos eram convidados a efetuar atividades laboratoriais com o intuito de detetar a presença de nutrientes em diferentes alimentos, utilizando, para o efeito, indicadores químicos.
Numa outra banca laboratorial, encontravam-se disponíveis microscópios óticos compostos, onde era possível observar-se várias preparações microscópicas definitivas, como por exemplo de um “esfregaço de sangue” ou de células de origem vegetal.
Num balcão próximo, o tema era referente a procedimentos de suporte básico de vida e a proposta era a de se efetuar uma correta manobra de reanimação de uma vítima em paragem cardiorrespiratória, utilizando um tronco anatómico específico.
Num outro balcão, diametralmente oposto ao anterior, a aventura era a de desmontar um modelo anatómico humano e de o voltar a reconstituir…de forma correta.
Num último balcão encontrava-se exposta uma mostra de diferentes tipos de rochas, minerais, fósseis e da carta geológica da nossa região.
Concomitantemente, eram projetados, ciclicamente, vídeos alusivos ao funcionamento do corpo humano e a diversas erupções vulcânicas, bem como à divulgação da plataforma digital “OMARE” – Observatório Marinho de Esposende – desenvolvida por cientistas e investigadores do Concelho de Esposende.
Com a visita a esta exposição, os alunos tiveram uma visão enriquecedora da globalidade do currículo referente à disciplina de Ciências, podendo, aos alunos do 2º Ciclo e dos 7º e 8º anos de escolaridade, perspetivar aprendizagem futura e aos alunos do 9º ano esclarecer eventuais dúvidas sobre áreas temáticas de prosseguimento de estudos.

Ana Vale, João Lima e Beatriz Sousa do 9ºA
Professores Paula Freitas & António Soares

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe