O Rodriguinho
Jornal da Escola Básica António Rodrigues Sampaio
Pesquisa

Meio-dia no passado de Viana de Lima
Por Rodriguinho (Professora), em 2017/11/06693 leram | 0 comentários | 55 gostam
Visita à “Casa das Marinhas”, Esposende.
Alunos finalistas da EB2,3 António Rodrigues Sampaio - Marinhas visitaram, não muito longe da sua escola, a “Casa das Marinhas”.Construída em 1954 pelo arquiteto Viana de Lima, esta casa é uma das mais importantes referências arquitectónicas no nosso Concelho.
Foi no passado dia 20 de outubro que a turma A do 9º Ano teve oportunidade de conhecer quem foi o arquiteto modernista Viana de Lima e apreciar in loco o seu trabalho.
Logo no exterior, apercebemo-nos de uma identidade única e diferente das casas com traça típica da nossa região e desta época. Depois, os alunos foram dirigidos para uma arrecadação da casa e aí tiveram a oportunidade de conhecer, através de visionamento de um vídeo, a vida e obra deste arquiteto que deixou marcas do seu trabalho espalhadas por todo o mundo. Aí também foi bastante interessante observar maquetes de projetos expostas e que demonstravam bem alguns dos passos que esta profissão envolve.
Em seguida, entramos naquele santuário construído em 1954. Sendo tudo proporcional e bem pensado, a “Casa das Marinhas” é o exemplo perfeito de uma construção do passado que de um salto entra no futuro. Dentro da casa, os estudantes puderam apreciar a moderna arquitetura do edifício e interrogar o guia sobre os mais variados assuntos. Quase sem portas a separar as divisões, quem se senta na sala de estar da casa sente que o espaço é surreal e pode-se imaginar o arquiteto Viana de Lima a ler, ao calor da lareira durante as suas férias de verão.
   Assim celebramos o Dia da Arquitetura, que teve lugar, no passado dia 02 de outubro, com a certeza de que o património de Esposende será ainda mais respeitado e valorizado por estes jovens.
   

João Lima, 9º A

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe