O Rodriguinho
Jornal da Escola Básica António Rodrigues Sampaio
Pesquisa

Dia Mundial da Alimentação
Por Rodriguinho (Professora), em 2017/10/1890 leram | 0 comentários | 31 gostam
O Dia Mundial da Alimentação celebra-se anualmente a 16 de outubro.
Neste ano, o tema proposto pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) traz como tema “Mude o futuro da migração. Investir na segurança alimentar e no desenvolvimento rural.”
“O mundo está em constante movimento. Hoje e devido ao aumento de conflitos e instabilidade política, foram forçadas a fugir de suas casas mais pessoas do que em qualquer momento desde a Segunda Guerra Mundial. No entanto, a fome, a pobreza e um aumento de eventos climáticos extremos relacionados às mudanças climáticas são outros fatores importantes que contribuem para o desafio de migração.
Grandes movimentos de população hoje apresentam desafios complexos que requerem uma ação global. Muitos migrantes chegam em países em desenvolvimento, criando tensões onde os recursos já são escassos, mas a maioria, cerca de 763 milhões movimento dentro de seu próprio país, em vez de no exterior.
Três quartos das pessoas em situação de extrema pobreza baseiam sua subsistência na agricultura e outras atividades rurais. Criando condições que permitam, especialmente os jovens, ficar em casa quando eles sentem que é seguro e que tem meios de vida mais resistentes, as populações rurais é um componente crucial de qualquer plano para realizar o desafio da imigração.”
FAO
No nosso Agrupamento desenvolveram-se várias atividades, entre as quais destacam-se:
- Elaboração da Roda dos Alimentos ao vivo.
- Apresentação do livro : “ A Padaria “ pela escritora/atriz Isabel Fernandes Pinto
     - Sessão - Alimentação consciente e saudável dissertada pela Equipa Saúde Escolar UCC – Comvidasaúde
     - Sessão – Visionamento de vídeo sobre o consumo de açúcar e discussão
Relativamente à atualização da Roda dos Alimentos Mediterrânica
A nova Roda dos Alimentos Mediterrânica foi apresentada numa versão interativa. Ao longo desta ferramenta é possível explorar os vários grupos de alimentos característicos do padrão alimentar mediterrânico, juntamente com os princípios associados ao estilo de vida mediterrânico. Pode ser consultada no site abaixo mencionado:

http://www.alimentacaosaudavel.dgs.pt/roda-dos-alimentos-mediterranica/

 
Invista na sua Saúde começando hoje mesmo com pequenas mudanças!
Não esqueça, nós somos o que comemos!
Diminua o consumo de açúcar, sal e gorduras !


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe