O Rodriguinho
Jornal da Escola Básica António Rodrigues Sampaio
Pesquisa

Leitura, Escrita e Criatividade na EB de Mar
Por Rodriguinho (Professora), em 2017/07/23282 leram | 0 comentários | 52 gostam
“Dez Dedos, Dez Segredos”,de Maria Alberta Menéres
Na EB de Mar, os alunos do 1.º ano de escolaridade anseiam e deliciam-se com as histórias contadas em sala de aula em articulação com o professor Carlos Barros, voluntário da leitura. E… como quem conta um conto, acrescenta um ponto, muitos pontos se acrescentaram… Das mais diversas formas… Reproduzindo as histórias verbalmente, recriando-as através da expressão plástica, dando largas à imaginação e criatividade com a invenção de finais diferentes e fazendo o seu registo escrito. Deliciosos momentos, sem dúvida… Momentos de bem estar, de trabalho colaborativo, de criatividade, muita criatividade!!!
     Apresenta-se, a seguir, o registo escrito coletivo referente à continuação de uma das histórias do livro “Dez Dedos, Dez Segredos”, de Maria Alberta Menéres!

     “Conta o dedo Mindinho da mão direita” – Continuação da História “Uma aventura na cidade grande”

      A Maria e a joaninha viajaram na camioneta até à cidade grande, com os pais da Maria.
      Quando chegaram lá, apanharam um táxi e foram visitar o Museu de Serralves. No museu viram muitos quadros com pinturas maravilhosas! Também viram gravuras do Egito, muito antigas! Tanto a Maria como a joaninha estavam radiantes com tanta beleza!
A seguir à visita ao museu, a Maria, os seus pais e a joaninha foram visitar a avó Minda e o avô Manuel.
       Na casa dos avós, almoçaram rojões com batatinhas fritas, com salada de alface e tomate. Seguiu-se a sobremesa, uma salada de fruta e gelado de framboesa.
       Da parte da tarde, a Maria, os pais e a joaninha foram ao jardim Zoológico da Maia e viram muitos animais selvagens: ursos, leões, tigres, hienas abutres, águias, macacos, chitas, tartarugas marinhas, piranhas, elefantes, crocodilos e muitos, muitos outros animais…
       No Zoo, havia uma loja que vendia lembranças e a Maria pediu aos pais se podia comprar uma casinha para a joaninha. Os pais disseram que sim. A joaninha ficou muito, muito contente com a sua nova casinha!
No final do dia, regressaram à aldeia. A Maria e a joaninha adoraram a visita à cidade grande, a cidade do Porto. Foi uma grande aventura, onde ficaram a conhecer coisas que desconheciam e que nunca mais irão esquecer!!!
EB de Mar

 1º ano de escolaridade
     Texto coletivo

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe