O Rodriguinho
Jornal da Escola Básica António Rodrigues Sampaio
Pesquisa

Literacia 3D
Por Rodriguinho (Professora), em 2017/05/17259 leram | 0 comentários | 53 gostam
O aluno Dinis Ribeiro do 5ºano turma C da Escola ARS, foi selecionado para representar o nosso agrupamento na literacia da leitura em Lisboa no dia 26 de Maio.
No início de março, dois mil alunos realizaram as provas da segunda fase do LITERACIA 3D. Agora, já são conhecidos os alunos que obtiveram o melhor resultado em cada distrito e que vão estar na grande final, a 26 de maio, em Lisboa.

São 64 (sessenta e quatro) os finalistas apurados, em representação de todos os distritos e regiões autónomas, que vão disputar os títulos de campeão nacional de literacia de Leitura, Matemática e Ciência, sendo que os alunos do 5.º ano respondem à prova de Leitura, os do 6.º ano realizam a prova de Matemática e os alunos do 7.º ano testam competências de Ciência. A primeira fase desta iniciativa envolveu cerca de 90 mil alunos e aqueles que obtiveram a maior classificação representaram o respetivo agrupamento escolar na fase distrital que decorreu de norte a sul do país, incluindo os Açores e a Madeira.

Após uma primeira edição de sucesso, neste ano letivo o LITERACIA 3D – o desafio pelo conhecimento registou um aumento de 50% nas participações dos alunos e envolveu cerca de mil professores e pais e centenas de diretores escolares e municípios.

Para muitos alunos, esta é "uma experiência a repetir" por ser "enriquecedora, singular e divertida" e consideram uma mais-valia para os seus percursos educativos. No site da iniciativa estão, também, disponíveis vários testemunhos de alunos que participaram na segunda fase e que comprovam o sucesso da iniciativa e a boa receção que esta obtém nas comunidades educativas por todo o país.

Com esta iniciativa única no nosso país, a Porto Editora pretende ajudar os alunos portugueses a desenvolver as suas competências de Leitura, Matemática e Ciência e a consolidar as aprendizagens, procurando contribuir para a elevação dos índices educacionais e culturais do nosso país.

O LITERACIA 3D conta com o apoio de importantes instituições ligadas à Educação e à Cultura – o Ministério da Educação, o Conselho Nacional de Educação, a CONFAP, a Rede de Bibliotecas Escolares, o Plano Nacional de Leitura, a Sociedade Portuguesa de Autores, o Observatório dos Recursos Educativos, o Conselho de Escolas, o Centro Nacional de Cultura, a Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo e o GRACE – e de personalidades de reconhecido mérito académico e científico: António Sampaio da Nóvoa, Carlos Reis, Eduardo Marçal Grilo, Júlio Pedrosa e Manuel Sobrinho Simões.

Parabéns Dinis!


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe