O Rodriguinho
Jornal da Escola Básica António Rodrigues Sampaio
Pesquisa

Dia Mundial da Consciencialização para o Autismo
Por Rodriguinho (Professora), em 2017/04/02256 leram | 0 comentários | 61 gostam
Neste dia para a consciencialização do Autismo decorrem iniciativas a nível mundial quem tentam sensibilizar a comunidade para a questão do Autismo. Com este objetivo, costumam-se acender monumentos com luzes azuis pelo mundo inteiro nesta data.
Várias câmaras municipais de Portugal costumam aderir a esta iniciativa de consciencialização e iluminam os seus monumentos de azul. Também se realizam seminários, se entregam pulseiras e laços de cor azul alusivas ao autismo neste dia, assim como se veste uma peça de roupa azul, ou se acende uma vela desta cor, entre outras atividades.

Outra iniciativa que decorre é a angariação de fundos e de informação para professores, educadores, cuidadores de saúde e pais.

O tema do Dia da Consciencialização do Autismo 2016 da ONU foi "Autismo na Agenda 2030: Inclusão e Neurodiversidade".

A Doença do autismo:O Autismo é um distúrbio neurobiológico complexo que dura tradicionalmente toda a vida do seu portador. Esta doença apresenta-se como a mais séria e célere incapacidade de desenvolvimento a nível mundial. Acredita-se que 67 milhões de pessoas são afetadas pelo Autismo, tornando-se esta doença mais comum em determinados países do que o cancro, o HIV e a diabetes em conjunto.

Em Portugal destaca-se a ação da FPDA – Federação Portuguesa de Autismo no combate a esta doença.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe