O Rodriguinho
Jornal da Escola Básica António Rodrigues Sampaio
Pesquisa

Parlamento de jovens ( 20 fevereiro 2017)
Por Rodriguinho (Professora), em 2017/03/04182 leram | 0 comentários | 32 gostam
Eram 8h30. Estávamos eu (Júlio), o Pedro e a Bárbara a aguardar, impacientemente, pelo táxi que nos levaria até Braga, mais propriamente ao auditório do IPDJ, onde iria decorrer a Sessão Distrital do Parlamento de Jovens.
Depois de uma viagem tranquila, entramos na agitação da cidade e , com um ligeiro atraso, a sessão iniciou com o discurso do deputado da Assembleia da República, Dr. Emídio Guerreiro.
Seguiu-se o período de perguntas ao deputado de Guimarães, onde foram colocadas questões bastante bem estudadas e pertinentes, desde a eutanásia ao funcionamento da Assembleia.
Era chegada a nossa vez. Deu-se por fim o início do debate da generalidade, onde cada escola apresentou as suas medidas, e as outras, por sua vez, puderam contestá-las.
A nossa escola foi uma das mais ativas desta fase do debate, com bastante perguntas a nos serem colocadas e nós também a questionar bastante. Ora, assuntos mais contestados foram os referentes à legalização da eutanásia e legalização da prostituição, temas que dividiram a assembleia. Defacto, o debate até começou muito calmo, com a maior parte das escolas pouco interventivas, mas tudo mudou quando chegou a altura de contestar as medidas mais polémicas. Certos deputados foram, até, alertados pela presidente da mesa para se recomporem e manter a sua postura.
Por fim, deu-se a votação das propostas que seguiriam para o debate da tarde, no qual seriam apenas debatidas três propostas.Nesta fase, a nossa escola consegui enquadrar-se no TOP 10, bastante bom tendo em conta as 49 escolas presentes.
No fim do almoço, foram reunidos cinco grupos de trabalho para se poder alterar ou até mesmo eliminar algumas iniciativas que constavam nas propostas do debate da parte da tarde.
Todos os grupos apresentaram propostas bastante pertinentes, havendo até uma "rivalidade positiva" entre os grupos dois (onde nós nos incluíamos) e grupo cinco, o que tornou a votação bastante morosa, até que um dos grupos cedeu.
Por fim, deu-se a votação dos deputados que representarão o distrito de Braga na sessão nacional, em Lisboa. Foram selecionadas jovens bastante capazes, que irão fazer um excelente trabalho representando o distrito de Braga na sessão nacional. Quanto a nós, missão cumprida: Escola dignificada e uma enorme satisfação pelo empenho e por ombrear com os melhores do distrito, quiçá da nação.
No final da sessão, deu-se então o regresso à escola, sem incidentes, mas com muito para recordar.
                                                                                                                   Júlio Novo 8ºC


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe