O Rodriguinho
Jornal da Escola Básica António Rodrigues Sampaio
Pesquisa

Parlamento dos Jovens
Por Rodriguinho (Professora), em 2017/01/27316 leram | 0 comentários | 49 gostam
Alunos das Marinhas querem votar aos 16 anos.
Trinta deputados da Escola António Rodrigues Sampaio debateram na passada quarta-feira, dia 25 de janeiro, possibilidades de alteração à Constituição Portuguesa, em mais uma participação na iniciativa da Assembleia da República, Parlamento dos Jovens.
Ao longo de mais de duas horas, as quatro listas discutiram as diferentes propostas de mudança na lei fundamental do país, pondo em evidência alterações concretas na sociedade portuguesa. A gratuitidade absoluta do Ensino Básico, onde se incluem os manuais escolares, o direito de voto aos dezasseis anos e a possibilidade de trabalhar a partir dos 14 anos são medidas que integram o Projeto de Resolução da Escola e serão defendidos na Sessão Distrital no próximo dia 20 de fevereiro.
Entre os eleitos, salientam-se os jovens deputados Júlio Novo, do oitavo ano, Bárbara Calheiros e Pedro Gonçalves, ambos do nono ano, que agradeceram a confiança dos colegas e se comprometeram a uma representação séria e empenhada da Escola que frequentam.
No mesmo ato, foi também escolhido o candidato à Mesa da Sessão Distrital, depois de uma apresentação das características pessoais. A escolha recaiu sobre o parlamentar do oitavo C, João Cardoso, que procurará ser eleito em Braga, à semelhança do sucedido no ano transato com o aluno Tiago Guimarães.
Segundo o discurso inicial proferido por Inês Patrão, que presidiu à assembleia, é preciso adequar a Constituição aos tempos modernos. «Nada é eterno, a não ser esta vontade de fazer sempre melhor», referiu a jovem, denunciando que ainda hoje há falta de liberdade quando os jovens são condenados a abandonar o país depois de tanto estudarem para o servir.
A Escola António Rodrigues Sampaio, à semelhança dos anos anteriores, continua a motivar os alunos para esta iniciativa, por considerar este projeto parlamentar um substancial contributo para a formação dos cidadãos e uma forma de os preparar para uma intervenção social responsável.

Pedro Faria
Professor e Coordenador do Projeto



Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe