O Rodriguinho
Jornal da Escola Básica António Rodrigues Sampaio
Pesquisa

Parlamento de jovens
Por Rodriguinho (Professora), em 2016/12/20321 leram | 0 comentários | 43 gostam
Penteado Neiva debate a Constituição com jovens parlamentares.
Foi com a sala cheia que, na quinta-feira, véspera de férias de Natal, a Escola António Rodrigues Sampaio recebeu o historiador Albino Penteado Neiva para uma palestra seguida de debate sobre os «40 anos da Constituição da República», tema deste ano do Parlamento dos Jovens.
Natural de Vila-Chã e conhecido da maioria dos alunos, o ex-professor de História defendeu o voto aos 16 anos e cativou desde logo a plateia com o entusiasmo revivido ao recordar o seu tempo de liceu em contraste com o momento da eclosão do 25 de Abril. «Portugal era uma espécie de caixa fechada com um daqueles bonecos com mola. Quando abriram a tampa, tudo se descontrolou», ilustrou o historiador, para logo referir que foi a Constituição aprovada em 1976, de que agora se comemoram 40 anos, que veio pôr ordem no caos instalado.
Ao longo de mais de hora e meia, o autor de “40 Anos do Poder Local em Esposende - Promessas e Picardias” desfiou exemplos de artigos que foram sendo ultrapassados pelo tempo e foram cedendo nas sete revisões constitucionais, a última das quais em 2005. Sobre última, não resistiu a uma «picardia» sobre a lei da paridade nas candidaturas aos cargos políticos, deixando a sala em «polvorosa», depois da diretora da Escola, professora Paula Cepa, reagir, de forma bem-humorada, em defesa das mulheres.
No debate que se gerou, embora longe dos tempos do PREC referidos e visionados, ficou bem patente a oposição entre as duas gerações. Para o antigo candidato à Assembleia da República, a Constituição Portuguesa é demasiado extensa e pormenorizada, sendo «uma espécie de colete de forças»; para Bárbara Calheiros e Maria Cardante, alunas do nono A, a lei fundamental deveria ser ainda «mais precisa e pormenorizada» para garantir os direitos dos cidadãos perante o Estado.
Para os alunos, este foi um momento de afirmação da liberdade e dos valores cívicos, como referiu inicialmente Inês Patrão, aluna do 9ºB e membro da Comissão Eleitoral, afirmando estarem reunidos «para tornar bem presente que a Constituição de 1976 está bem viva» e que a querem conhecer melhor. No âmbito do «Parlamento dos Jovens», os alunos terão de agora de apresentar e votar propostas de alteração à Constituição.

Pedro Faria
Professor e Coordenador do Projeto

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe