O Rodriguinho
Jornal da Escola Básica António Rodrigues Sampaio
Pesquisa

ColorADD
Por Rodriguinho (Professora), em 2016/04/05805 leram | 0 comentários | 95 gostam
O Agrupamento de Escolas ARS é “ColorADD”!
O Agrupamento António Rodrigues Sampaio encontra-se em fase de implementação do Projeto ColorADD com o apoio da Associação de Pais e empresas do concelho. Miguel Neiva, criador deste projeto, apresentou-o aos docentes deste Agrupamento no ano letivo anterior.

Em que consiste o ColorADD?
Trata-se de um código gráfico monocromático, baseado em conceitos universais de interpretação e desdobramento de cores, permitindo aos daltónicos identificar as cores corretamente.
O Daltonismo (incapacidade de diferenciar as cores) é uma doença invisível que torna a vida mais complicada a 10% da população mundial masculina.
Coisas simples como conjugar peças de roupa, reconhecer a cor no semáforo, seguir a linha amarela no metro… são um problema para os daltónicos. Por isso, o Projeto ColorADD, é um projeto de inclusão social. Nascido como produto português, encontra-se agora espalhado por todo o mundo, graças à sua versatilidade; é adaptável para um número quase infinito de aplicações.

Rastreio do Daltonismo nas Escolas do Agrupamento e Kit ColorADD
O projeto leva a cabo uma ação de rastreio do daltonismo para deteção precoce aos alunos. Para isso, o Agrupamento conta com a colaboração da Multiópticas, de Esposende, Optivisão de Forjães e COF de Fão que, para além de fazerem o rastreio do daltonismo verificarão a acuidade visual dos alunos dos 3º, 4º, 5º e 6º anos da EB de Forjães e 5º e 6º anos da EB de Marinhas. Esta ação será realizada no dia 5 de abril nas duas escolas.
O projeto implica a distribuição a cada aluno envolvido, do Kit “ColorADD School”, um conjunto de ferramentas que lhes permitirão conhecer o código e usá-lo em qualquer atividade em que a cor seja fator de identificação ou escolha. Esta aquisição só foi possível com a colaboração de algumas empresas do concelho e da Associação de Pais da EB das Marinhas.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe