O Rodriguinho
Jornal da Escola Básica António Rodrigues Sampaio
Pesquisa

Parlamento dos Jovens
Por Rodriguinho (Professora), em 2016/03/07294 leram | 0 comentários | 68 gostam
A Escola António Rodrigues Sampaio eleva fasquia na Sessão Distrital.
Pelo segundo ano consecutivo, a Escola António Rodrigues Sampaio disse presente à chamada dos deputados eleitos à Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens, que decorreu na passada segunda-feira, no Instituto Português da Juventude (IPDJ), em Braga.
O dia 29 de fevereiro ficará assim na memória dos jovens Bárbara Calheiros, Telmo Pena e Pedro Gonçalves, que contribuíram, em representação da Escola ARS, para a generalização do debate sobre a discriminação, racismo e preconceito. Nesta fase, foram selecionados os deputados do distrito que participarão na Fase Nacional do evento, no Parlamento Nacional, bem como o Projeto de Resolução.
Também o jovem Tiago Guimarães, aluno do nono ano, viveu, como Secretário da Mesa, a experiência de gerir as atividades parlamentares, registando e controlando as intervenções dos deputados das 47 escolas envolvidas.
Depois da sessão de abertura, os representantes das escolas colocaram questões ao Dr. Joel Sá, deputado barcelense à Assembleia da República, revelando um acompanhamento permanente da política nacional e internacional, desde as circunstâncias de formação do atual governo, às consequências da possível eleição de Donald Trump.
Apresentadas as propostas, o debate “aqueceu” com a defesa das iniciativas legislativas, numa argumentação adulta e plena de exemplos da atualidade. Na tribuna do Agrupamento, puxou-se pela mudança de mentalidades para pôr fim à discriminação, quer pela divulgação, quer pelo papel da escola e, sobretudo, pelo exemplo dos que lutam pela igualdade entre todos.
Bárbara Calheiros, que frequenta o oitavo ano, considerou que foi uma experiência entusiasmante, em que foi possível aprender muito em pouco tempo. «Foi um trabalho muito enriquecedor, que nos deu outra perspetiva sobre a política, os problemas do mundo e a forma de os resolver», referiu o finalista Telmo Pena. Por outro lado, Pedro Gonçalves, aluno do oitavo ano, perspetiva já uma repetição no próximo ato, pugnando sempre por uma sociedade mais justa.
Do palco do anfiteatro do IPDJ, em Braga,Tiago Guimarães pôde sentir o frenesim do Parlamento, o peso das intervenções e da responsabilidade do cargo. «Penso que estive à altura das responsabilidades e que dignifiquei o nosso Agrupamento de Escolas», confessou o finalista, eleito Secretário da Mesa.
Na perspetiva da Diretora do Agrupamento e da coordenação do projeto, esta é uma iniciativa que, envolvendo as duas escolas, permite o desenvolvimento dos alunos e das suas capacidades de integração e intervenção na sociedade. «É, por isso, uma das atividades a institucionalizar, dando assim um contributo significativo para a participação livre e democrática entre os melhores», considerou Paula Cepa.

Pedro Faria
Professor e Coordenador do Projeto


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe