O Rodriguinho
Jornal da Escola Básica António Rodrigues Sampaio
Pesquisa

Parlamento dos Jovens
Por Rodriguinho (Professora), em 2016/02/22346 leram | 0 comentários | 78 gostam
Tiago Guimarães eleito secretário da Mesa na Sessão Distrital.
Foi com a sensação de missão cumprida que Tiago Guimarães, aluno do nono ano da Escola António Rodrigues Sampaio, saiu das instalações do Instituto Português da Juventude de Braga (IPDJ), investido secretário da Mesa da Sessão Distrital que decorrerá no próximo dia 29, em Braga. «Era uma responsabilidade que eu tinha que cumprir, se não eu não me teria candidatado», descomprimiu o aluno no final da prova.
Na passada quarta-feira, Tiago Guimarães chegou com alguma intranquilidade ao IPDJ e não pensava ter de lá voltar. «Quando entrei na sala, a minha primeira reação foi de eu não ter capacidade para realizar a prova. Via muita gente, de diversas “estaturas”», comentou. Porém, o à vontade foi crescendo e o jovem encarou a participação como um divertimento e «não como uma obrigação de ser melhor do que os outros.
Depois de mostrar as suas capacidades e conhecimento do Regimento da Sessão Distrital, sempre num ambiente de amizade, procederam à votação. Segundo o candidato, não havia quaisquer possibilidades de ficar entre os três primeiros classificados e foi com espanto que ouviu o seu nome entre quatro dos representantes das 47 escolas do distrito. «Numa segunda votação, os outros jovens parlamentares mostraram confiança nas minhas capacidades e desejaram-me um ótimo trabalho como secretário do Parlamento dos Jovens.
Agora, o finalista da Escola das Marinhas terá de regressar no dia 29 de fevereiro e será um elemento interventivo na gestão dos trabalhos parlamentares, dando a palavra e controlando as participações dos mais de 140 deputados, que apresentarão e debaterão medidas para combater o preconceito e o racismo.
Por fim, o Tiago salientou num misto de alegria e responsabilidade que foi uma experiência incrível, na qual conheceu novos amigos. «Será ainda mais fantástico estar presente na Mesa da Sessão Distrital do Parlamento de Jovens», assegurou o secretário eleito.

Pedro Faria
Professor e Coordenador do Projeto




Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe