O Rodriguinho
Jornal da Escola Básica António Rodrigues Sampaio
Pesquisa

Jovens no Parlamento Escolar
Por Rodriguinho (Professora), em 2016/01/25335 leram | 0 comentários | 64 gostam
Uma tarde de luta contra a discriminação.
Três alunos da Escola António Rodrigues Sampaio, Telmo Pena, Bárbara Calheiros e Pedro Gonçalves, foram eleitos na Sessão Escolar do «Parlamento dos Jovens» e vão representar o estabelecimento na Fase Distrital, que decorrerá em finais de fevereiro, em Braga.
Na tarde de sexta-feira, os deputados eleitos no passado dia 12 tiveram a sua prova de fogo na luta parlamentar contra a discriminação. Pouco passava da 14.30 quando a Presidente da Mesa, a aluna Matilde Calheiros, declarou aberta a sessão e deu posse aos mandatados desta edição do «Parlamento dos Jovens».
Telmo Pena, Cátia Gomes e Bárbara Calheiros fizeram a apresentação das medidas propostas pelas diferentes listas, destacando-se por uma argumentação «sólida e empenhada» e exemplos do dia a dia. Porém, os deputados de cada lista não se deram por satisfeitos e desfiaram questões e pedidos de esclarecimento que obrigaram os adversários a uma defesa permanente. O resultado foi um debate vivo e esclarecedor, fazendo lembrar outros protagonistas nacionais.
Discutidas as medidas, surgiu o Projeto de Resolução da Escola que é válido como um todo. Em primeiro lugar, uma proposta de sensibilização das pessoas, em seguida, uma aposta na educação centrada na escola como fator de mudança social e, por fim, uma disposição legal que premeie os exemplos de luta contra o racismo e outras formas de preconceito.
Por voto secreto, foram eleitos os três representantes da Escola que assumiram o compromisso de «tudo fazer para dignificar o nome da Escola». Juntamente com os deputados, foi escolhido o candidato à Mesa da Sessão Distrital, Tiago Rodrigues Guimarães, cabendo-lhe o cargo de vir a dirigir os trabalhos do distrito de Braga, caso seja selecionado.
Perspetivando já a próxima iniciativa, os parlamentares apontaram «As dificuldades de emprego dos jovens» como tema a debater no próximo ano.
A Presidente da Mesa encerrou a sessão manifestando a certeza de que o Parlamento é essencial numa democracia plural. «Só com a participação de todos podemos defender os direitos de cada um e contribuir para a igualdade entre os cidadãos», concluiu no termo da iniciativa.

Pedro Faria
Professor e Coordenador do Projeto

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe