O Rodriguinho
Jornal da Escola Básica António Rodrigues Sampaio
Pesquisa

Eurodeputado José Manuel Fernandes na Escola ARS
Por Rodriguinho (Professora), em 2016/01/18371 leram | 0 comentários | 71 gostam
Na passada sexta-feira, o eurodeputado José Manuel Fernandes, natural de Vila Verde, participou numa conferência-debate sobre os desafios da União Europeia, na Escola António Rodrigues Sampaio, no âmbito do projeto do «Parlamento dos Jovens.
Na passada sexta-feira, o eurodeputado José Manuel Fernandes, natural de Vila Verde, participou numa conferência-debate sobre os desafios da União Europeia, na Escola António Rodrigues Sampaio, no âmbito do projeto do «Parlamento dos Jovens.
Acabado de chegar de Bruxelas e de ser proposto para os «MEP awards 2015», José Manuel Fernandes levou os jovens dos oitavos e nonos anos das escolas do Agrupamento a refletir sobre a real dimensão da UE no contexto mundial, abrangendo esta um universo de 500 milhões de pessoas, mas representando apenas sete por cento da população global.
Adotando uma postura informal, o eurodeputado evocou o surgimento da União Europeia, no final da Segunda Guerra Mundial, lembrando que ninguém pode dar paz como adquirida, sendo necessário lutar por ela permanentemente. Neste projeto pacífico e prosperidade, a Comunidade Europeia apresenta-se como o maior doador mundial, suportando 50% das despesas sociais do planeta.
Depois de algumas considerações sobre a orgânica das instituições europeias, José Manuel Fernandes referiu a escassez de recursos, alterações climáticas e aumento da população como sendo os problemas que o mundo enfrenta, para se centrar nos desafios da UE: globalização económica e financeira, envelhecimento da população e segurança e abastecimento energético, recordando que sete dos 28 países dependem inteiramente do gás da Rússia.
Face à grandeza das dificuldades, o eurodeputado do Minho apontou o caminho do crescimento inteligente e sustentado, com uma aposta no conhecimento e nas competências individuais e coletivas, apelando, neste contexto, ao empenho na preparação dos jovens.
Numa Europa com princípios, sem preconceitos e acolhedora, é necessário que os refugiados saibam também integrar-se numa sociedade multicultural cujo lema é «Unidos na diversidade», defendeu perante os jovens. Segundo o ex-autarca de Vila Verde, a UE é um espaço onde os princípios fundamentais são respeitados e não deve existir discriminação. Como exemplo, citou o caso do Luxemburgo que tem a maior riqueza per capita da UE e 45% da sua população é imigrante, uma grande parte portuguesa.
Perante uma plateia atenta e inquiridora, José Manuel Fernandes lembrou que as negociações dos orçamentos, função que desempenhou no último ano, são difíceis, dado que vão surgindo «egoísmos nacionais». A Alemanha contribui com cerca de 10 % das suas receitas fiscais e Portugal recebe aproximadamente 12 milhões de euros por dia.
Assim, foi veiculada a ideia de que a UE é um edifício em construção. Na Câmara de Vila Verde, o autarca via o resultado de uma decisão no dia seguinte, como, na altura, a melhoria das condições de vida dos ciganos, contudo, como parlamentar europeu levou dois anos e meio a levantar a Iniciativa «Emprego Jovem», mas esta chega a 500 milhões de pessoas.
Esta oportunidade de contacto dos alunos com o eurodeputado José Manuel Fernandes foi uma honra para o Agrupamento e mais-valia na valorização e preparação dos alunos, referiu a diretora, professora Paula Cepa. O projeto «Parlamento dos Jovens» terá a sua Sessão Escolar, no Agrupamento, já na próxima sexta-feira, dia 22 de janeiro.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe