O Rodriguinho
Jornal da Escola Básica António Rodrigues Sampaio
Pesquisa

Uma aula de economia Juvenil
Por Rodriguinho (Professora), em 2016/01/18589 leram | 0 comentários | 66 gostam
Workshop “Investe em ti como um Pelicano” do Projeto Pelicano na Escola das Marinhas
No dia 12 de janeiro, pelas nove horas, os alunos do Ensino Vocacional da Escola António Rodrigues Sampaio, nas Marinhas, participaram num workshop sobre literacia financeira, com o objetivo de os consciencializar e a toda a comunidade educativa para a necessidade de gerir convenientemente as finanças pessoais.
Partindo dos conhecimentos dos alunos, os elementos do Núcleo para a Criatividade e Desenvolvimento de Competências, promotores do «Projeto Pelicano», explicaram como efetuar poupanças diárias e deram exemplos bem próximos dos alunos, salientando os gastos desnecessários em guloseimas, roupa «de marca», telemóveis de última geração e até na falta de cuidado com os objetos pessoais.
Neste sentido, e em forma de disputa entre as turmas do PAA e TAF, os alunos ficaram a conhecer alguns conceitos financeiros, as funções dos bancos, taxa de esforço, entre outros. No final, ganharam todos, pois ficaram a saber que para poupar é necessário definir o orçamento pessoal, estabelecer prioridades, criar hábitos sistemáticos de poupança, reservar «almofadas financeiras» para imprevistos, usar responsavelmente o cartão de crédito e assim permitir a realização dos sonhos pessoais.
Estas atividades de consciencialização passaram também pelo preenchimento de um inquérito cujos resultados deverão proporcionar uma reflexão sobre os hábitos de poupança dos mais novos. Para já, todos querem ser e guardar um pouco mais como o pelicano.

Inês Guedes PAA


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe