O Rodriguinho
Jornal da Escola Básica António Rodrigues Sampaio
Pesquisa

Parlamento dos Jovens
Por Rodriguinho (Professora), em 2015/12/18323 leram | 0 comentários | 87 gostam

Preconceito – um debate necessário
Na passada quarta-feira, realizou-se um debate preparatório no âmbito do projeto Parlamento dos Jovens, este ano subordinado ao tema «Preconceito, Racismo e Discriminação». Pelo segundo ano consecutivo, a Escola das Marinhas aderiu ao projeto da Assembleia da República destinado aos jovens, que este ano faz o seu vigésimo aniversário.
Os alunos dos oitavos e nonos anos foram, no dia 16 de dezembro, os protagonistas do debate que encheu o anfiteatro da Escola, a fim de consciencializar a comunidade sobre a necessidade de combater o preconceito e alertar para as diversas formas de discriminação.
Depois de várias intervenções dos elementos das quatro candidaturas ao «Parlamento dos Jovens», foram consideradas as diferentes causas do preconceito, bem como as suas formas de perpetuação desde a infância. Partindo dos fatores históricos, os alunos foram denunciando comportamentos discriminatórios presentes em gestos simples praticados diariamente por todos.
Da segregação racial à discriminação religiosa, com os mais recentes desenvolvimentos dos crimes perpetrados pelos membros do autoproclamado Estado Islâmico como exemplos, os intervenientes passaram ainda pela abordagem às injustiças praticadas sobre as mulheres por parte de uma sociedade por vezes pouco civilizada.
Na fase final, a discussão recaiu sobre o papel de cada um e da sociedade em geral na luta contra as diferentes formas de humilhação do ser humano, registando-se o trabalho das diferentes organizações, o empenho individual na denúncia de casos de bullying, violência doméstica, entre outras. Por outro lado, alunos e professores destacaram a função da escola na mudança social e o exemplo que dela deve emanar, ficando assente que «nada fazer é forma mais fácil de a situação se agravar».
Passada a pausa natalícia, os aspirantes a tribunos voltarão ao debate no dia oito de janeiro, com a participação do eurodeputado Dr. José Manuel Fernandes, e no dia vinte e dois serão eleitos os representantes da Escola na Sessão Distrital.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe