O Rodriguinho
Jornal da Escola Básica António Rodrigues Sampaio
Pesquisa

Campanha de Dádiva de Sangue
Por Rodriguinho (Professora), em 2015/10/24256 leram | 0 comentários | 85 gostam
O grupo de Promoção de Educação para a Saúde (PES) vai promover uma Campanha de Dádiva de Sangue e de Recolha de Medula.

Esta iniciativa decorre em parceria com a Associação Humanitária dos Dadores de Sangue de Esposende, no dia 29 de outubro de 2015, das 14h30m às 19h, na Escola Básica António Rodrigues Sampaio – Esposende.

É sempre importante relembrar que:
Dar sangue é um ato seguro e simples. Para se ser dador de sangue basta ter entre 18 a 65 anos de idade, pesar mais de 50 quilos e ter hábitos de vida saudáveis.
Antes de efetuar a sua dádiva, um profissional de saúde vai avaliar as suas condições de saúde e despistar qualquer aspeto que o impeça de doar. O principal objetivo é preservar a saúde do dador e garantir futuras transfusões seguras. Deste modo, será medido o pulso e a tensão arterial, e feita recolha de uma pequena gota de sangue (teste da hemoglobina).
Em pouco mais de dez minutos a sua dádiva terá finalizado. O volume de sangue extraído é recuperado duas horas após a colheita. No fim da colheita, deverá fazer uma refeição ligeira.

Tem conhecimento que:
Há doenças, como as Leucemias e alguns tipos de Linfomas, entre outras que podem ser curadas através de um transplante de medula óssea?
Estes doentes só têm 25% de hipóteses de terem um irmão igual e a percentagem de encontrarem um dador compatível é de 1/10000.
O Registo de Dadores de Medula Óssea existe para que se possam encontrar dadores para estes casos.
Para ser um potencial dador, basta preencher um inquérito, fazer uma pequena recolha de sangue, e se tudo estiver bem, fica inscrito numa base de dados nacional e internacional que é pesquisada diariamente para todos os doentes que necessitam de transplante.Assim basta ter entre 18 e 45 anos de idade e pesar pelo menos 50Kg e ser saudável.


Colabore! Dê sangue…seja herói por uma vida!

A Coordenadora do PES

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe