O Rodriguinho
Jornal da Escola Básica António Rodrigues Sampaio
Pesquisa

Jornadas públicas de formação em segurança
Por Rodriguinho (Professora), em 2015/10/21362 leram | 0 comentários | 78 gostam
A Ana, aluna do Curso Vocacional de Proteção Civil, Apoio à Gestão Desportiva e Apoio Psicossocial,relata a sua visita que ocorreu no dia 9 de outubro.
« A saída da escola para o Palácio de Cristal foi às 8h45m. A viagem foi efetuada de autocarro. Chegamos ao nosso destino por volta das 9h30m. Depois de termos chegado, fomos lanchar e ouvir algumas indicações por parte dos professores.A primeira turma a entrar no local, foi a do TAF. Somente depois entrei eu, a professora e alguns dos meus colegas.
A primeira atividade em que participamos foi em conjunto com a Polícia Marítima: um polícia explicou-nos qual o significado do material de limpeza de primeira intervenção que, segundo percebi, era uma aplicação de recuperação de hidrocarbonetos na praia e na linha de água.
De seguida, fomos para o Instituto de Socorros a Náufragos, em que um nadador salvador também nos explicou o significado das bandeiras das praias, o quanto eram importantes e que, quando nós formos para a praia e tivermos dúvidas, devemos ir logo procurar um nadador salvador para sermos esclarecidos e não fazermos nenhum disparate que depois nos venhamos a arrepender.
Seguidamente, fomos para Cruz Vermelha Portuguesa (delegação do Porto/ Matosinhos), onde estava uma responsável a explicar os cuidados dos primeiros socorros. Havia lá um manequim, no qual tínhamos de fazer a reanimação.
Em quarto lugar, fomos ver uma exposição de armas. Fomos acompanhados por um agente, que esteve a explicar-nos como funcionava cada uma, bem como qual é a diferença entre a P.S.P. e a G.N.R., que é o facto da G.N.R. não poder atuar em determinadas ocasiões em que a P.S.P. pode. Neste seguimento, fomos para um carro em que andamos e cujo objetivo era demonstrar a importância do cinto de segurança. Depois de nele ter andado, fiquei a saber que o cinto de segurança é mesmo importante.
Regressamos à escola por volta das 17 horas.
Em suma, gostei muito da visita de estudo e gostaria de repetir.»

Ana Azevedo nº3 PAA

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe