Jornal ProInfo
Jornal do Proinfo da Escola Pedro de Souza
Pesquisa

A BRIGADA LEITORA E DA CIDADANIA / AULA PASSEIO .
Por Marisandra (Professora), em 2012/10/21492 leram | 0 comentários | 151 gostam
No dia 31/08 a Brigada Leitora e da Cidadania em parceria com a oficina de jornal do Programa Mais Educação Monitora Denice Galindo, visitaram o Quilombo Castainho no Município de Garanhuns, a atividade faz parte do Projeto “ Contos Africanos” ”.
A BRIGADA LEITORA E DA CIDADANIA EM AULA PASSEIO NA CIDADE DE GARANHUNS.

No dia 31/08 a Brigada Leitora e da Cidadania em parceria com a oficina de jornal do Programa Mais Educação Monitora Denice Galindo, visitaram o Quilombo Castainho no Município de Garanhuns, a atividade faz parte do Projeto “ Contos Africanos”Ressignificando a Cultura Africana”. No momento a Brigada realizou um Festival de Contos Africanos numa escola do Castainho,bem como entrevistas onde aprenderam muito da historia do Quilombo,os alunos da oficina do jornal fez toda a cobertura do evento.
Os alunos aproveitaram para conhecer pontos turísticos da Cidade de Garanhuns. o Relógio das Flores e o Parque Ruber Vander Linden.
No período da tarde a Brigada realizou o festival de Contos Africanos numa Escola de Garanhuns CAIC, deixando os alunos e professores encantados.
A comunidade quilombola Castainho encontra-se localizada a seis quilômetros do centro da cidade de Garanhuns, na região do agreste do estado de Pernambuco. Nesse município estão localizadas também as comunidades quilombolas Timbó, Estivas, Estrela, Tigre, entre outros. Em Castainho, vivem 206 famílias quilombolas. A história de Castainho está relacionada com a do quilombo de Palmares. Símbolo de resistência e organização dos escravos fugidos na época do império, Palmares foi o grande reduto quilombola da região situada ao sul do estado de Pernambuco e norte do estado de Alagoas. Os moradores de Castainho identificam a origem da comunidade com a destruição do quilombo de Palmares. Castainho foi fundado por um grupo de negros que conseguiu fugir da guerra que destruiu Palmares.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe